Páginas

15 de setembro de 2020

Brasil tem menor número de mortes por arma de fogo desde 1999

Esta informação você dificilmente vai ver em algum dos grandes veículos nacionais de imprensa: o Brasil teve o menor número de mortes por arma de fogo desde o início da série histórica, ou seja, 1999. A informação é baseada em registros de homicídios do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde e se referem a dados de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Pouco prestigiado entre entidades ligadas ao progressismo de segurança pública, mesmo lhes servindo de base, o DATASUS, pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), concentra todos os dados oficiais de mortalidade no Brasil desde 1980, com detalhamento acerca de causas e meios. E, de acordo com os dados preliminares recentemente disponibilizados – e que antecedem a consolidação definitiva com habitual variação mínima -, o ano de 2019 registrou a maior queda histórica nos homicídios no país, especialmente os cometidos com arma de fogo.

Entre 2017 e 2018, o banco de dados oficial já havia apontado uma queda no total de homicídios da ordem de 12,29% (63.748 X 55.914), com destaque para aqueles em que empregadas armas de fogo, que caíram mais do que o total de mortes intencionais (13,33%). Agora, com os dados de 2019 incluídos no sistema, ainda que em versão preliminar, a queda se revelou substancialmente maior.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...