O Sebrae no Rio Grande do Norte abre cadastro para produtores que desejam ingressar no projeto Leite e Genética, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Biossistêmico (IBS). A proposta principal da iniciativa é levar melhoramento genético direto na propriedade para criadores de gado tanto para corte quanto leiteiro, aumentando a produtividade do rebanho. Para participar do projeto, basta ter inscrição estadual, DAP ou Código de Produtor Rural. Informações pelo 0800-570-0800.
O projeto funciona levando consultorias tecnológicas especializadas para o pecuarista, que será atendido diretamente na propriedade por técnicos do IBS, com o Vaca Móvel e Rufião Móvel. A ideia é que esse participante passe a aplicar as tecnologias repassadas e se empenhe para o desenvolvimento da atividade. As consultorias são na área de biotecnologia e inovação. As ações leva ao produtor programas de melhoramento genético, que, em parte, são custeados pelo Sebrae através do Sebraetec. O pecuarista paga apenas 20% dos custos totais das ações aplicadas.
De acordo com o gestor do projeto Leite e Genética no Sebrae-RN, Acácio Brito, os consultores levam soluções e ferramentas capazes de tornar as propriedades mais rentáveis, melhorando a produtividade, o perfil genético do rebanho e qualidade dos produtos, sejam leite ou carne. “O projeto visa fortalecer a atividade e dar sustentabilidade às propriedades rurais com ações nas áreas de gestão e controle, diferencial competitivo, qualidade e produtividade”.