Nem tudo está perdido: existe um truque que, se usado imediatamente, tem o potencial de evitar um possível desastre. Trata-se de um recurso muito simples, porém eficaz: deixar o dispositivo sem conexão com a internet antes que ele complete o envio. A chave é não dar tempo suficiente ao telefone para que ele acabe de mandar o arquivo. Quanto mais pesada for a foto, vídeo ou áudio, por exemplo, mais tempo você terá para evitar que chegue à pessoa errada.
Bastam três passos simples:
A primeira coisa a fazer é desativar a conexão com a internet o mais rápido possível, ou seja, enquanto o arquivo de imagem ou vídeo ainda estiver sendo enviado. Se você tem um iPhone, basta subir aquele menu da parte interior da tela e selecionar o ícone do “modo avião”. Se o seu telefone for um Android, basta abrir a janela de notificações e clicar nas opções “dados móveis” e “WiFi” para desativá-las, ou também acionar o “modo avião”. Desta forma, o processo de carregar e enviar o arquivo pelo WhatsApp será interrompido.
Agora, de volta à mensagem no WhatsApp: se a foto, vídeo ou arquivo não foi mesmo enviado, você verá um sinal exclamação vermelho à direita da imagem, o que indica no iPhone que o aplicativo não completou a ação. Se o seu telefone for um Android, você vai observar que a foto ou o vídeo estarão desfocados, com um “x” sobre eles, ou com uma opção para reiniciar o envio. Neste momento, você deve eliminar o arquivo da mensagem, clicando sobre o ícone do ponto de exclamação e depois sobre a lixeira.
No caso do Android, você simplesmente deve tocar continuamente sobre a imagem para selecioná-la e apagá-la, também clicando na lixeira – nas versões atuais, ela aparece no lado de cima da tela. Mas cuidado neste caso: o app pode perguntar se você também quer deletar o arquivo do seu celular. Se você não quiser, basta desmarcar essa opção. Por fim, não se esqueça de voltar a conectar seus dados desmarcando o modo avião ou restabelecendo o uso de dados móveis e do WiFi.