Páginas

23 de janeiro de 2017

O silencio dos nada inocentes políticos potiguares no caos de Alcaçuz

Potiguar Notícias - Que Robinson Faria, eleito se autodenominando "governador da Segurança" jamais conseguiu dar respostas à sociedade neste quesito, é fato. Como também é fato que o Governo Robinson vem tendo atuação pífia na crise em Alcaçuz, em sintonia com o Governo Temer, totalmente perdido diante do caos no sistema carcerário.

Mas, os vacilos e contradições de Robinson não explicam, muito menos justificam o silêncio da classe política diante da situação de tensão atual.

É espantoso o silêncio das autoridades que representam instituições e poder político. O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, parece ter tomado chá de sumiço. Os deputados, exceções aqui e acolá que se posicionam, fazem que a crise nem é com eles. Deputados federais e senadores igualmente distantes.

O prefeito da capital do Estado, que, naturalmente é a cidade que mais sofre com a violência e ações dos bandidos, Carlos Eduardo, conseguiu algo pior que o silêncio: em meio às mortes de Alcaçuz e tensão, resolveu divulgar nas redes a programação musical para o Carnaval. A exemplo do que aconteceu na crise do ano passado, Carlos mais uma vez foi acusado de falta de sintonia com a realidade. O que está se tornando uma marca dele. Lamentavelmente.

 Sabe quando acontecem tragédias e situações limite em outros países e a gente observa presidente, governador, prefeito, juiz, delegado, comissão de moradores, parlamentares, todos praticamente acampados em frente ao local da tensão, tentando achar soluções e dando respostas à população sobre seu papel e sua presença? No Rio Grande do Norte é o oposto exato.

Que pensam e como agem os senadores Garibaldi Alves e José Agripino, que já governaram o Estado, sobre o caos prisional? Ou eles, e mais os outros ex-governadores, Rosalba Ciarlini, Wilma de Faria, não têm responsabilidade nenhuma sobre o lento deterioramento do sistema prisional potiguar?

Já foi dito neste texto que Robinson falhou miseravelmente no trato com a Segurança Pública. Menos mal que ele se dedique a dar satisfação à sociedade e não fugir dos questionamentos. Também vale o registro de que Robinson afirmou não querer "um novo Carandidu" em Natal, ao se referir ao cuidado em ordenar a invasão de Alcaçuz.

Pena que a iniciativa em não se furtar a responder não venha acompanhado de decisões políticas anteriores, já que como 10 entre 10 especialistas falaram, o caos de Alcaçuz era uma "tragédia anunciada". Mais pena ainda que os pares políticos de Robinson se mantenham silenciosos no momento em que mais se precisava ouvir as vozes deles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...