Páginas

14 de abril de 2017

EXEMPLO: Prefeito corta 200 cargos, reduz salários e toca mais de 20 obras em São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros (PR), avalia de maneira positiva os 100 primeiros dias de sua gestão à frente do terceiro maior município da Região Metropolitana de Natal. Segundo o chefe do Executivo, o principal esforço da nova administração tem sido no sentido de economizar e alinhar as despesas à nova realidade financeira do município.

“São Gonçalo não é uma ilha. O município tem sofrido muito com a queda de receita, que não acompanha a inflação nem as demandas do município. Por isso, temos feito um esforço muito grande, economizando”, enfatiza o prefeito.

Entre as medidas tomadas pela gestão no sentido de melhor controlar as finanças públicas, Paulo Emídio ressalta a emissão de um decreto reduzindo as despesas em 20% em todos os setores. Os próprios salários do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários foi reduzido. Além disso, segundo o prefeito, a assiduidade dos servidores municipais tem sido acompanhada a fim de buscar maior produtividade do funcionalismo público. “Queremos otimizar o trabalho, com eficiência e custos menores. Esse tem sido o nosso grande desafio”, afirma Paulo.

De acordo com o prefeito, que sucedeu Jaime Calado (PR) no cargo, essas ações – que incluem o fato de ainda haver secretarias sem titulares e mais de 200 cargos comissionados aguardando nomeação, o que está sendo avaliado – têm permitido que o município dê continuidade a obras importantes iniciadas na gestão passada. “Estamos tocando mais de 20 obras de grande alcance social na cidade e realizamos vários eventos sociais”, destaca Paulo.

Neste conjunto de obras, o prefeito cita, além de projetos na área social, a pavimentação de mais de 100 ruas, serviços de corte de terras na zona rural e reforma de 26 escolas na cidade. “Estamos trabalhando e lutando para fazer o melhor possível e atender aos anseios da população”, enfatiza o gestor.

A respeito do contato com a Câmara Municipal, Paulo registra que 14 dos 17 vereadores do Poder Legislativo compõem a base governista, o que demonstra que o “diálogo tem sido bom”. “Temos dialogado com a Câmara de São Gonçalo de forma aberta e transparente, enviando alguns projetos de interesse da administração e do povo. Esperamos continuar com esse apoio para o bem da população”, assinala o prefeito.

O chefe do Executivo de São Gonçalo do Amarante aponta ainda que o relacionamento com o governador Robinson Faria tem sido o “melhor possível”. “Considero um governo que tem vontade, que está se esforçando muito para fazer o melhor possível para o nosso estado”, ressaltou o prefeito. Ele lembrou que obras estruturantes estão sendo realizadas pelo Governo do Estado na Região Metropolitana, como o saneamento na capital do estado, a implementação de projetos habitacionais e a retomada da Via Metropolitana. Outros projetos, como a construção de adutoras, tem sido tocados pela gestão estadual, ressalta Paulo.

Sobre as crises que têm acometido a governança estadual, sobretudo na área da segurança pública, o prefeito diz que a dificuldade não é apenas uma questão local, e sim nacional. Somente no ano de 2017, registre-se, mais de 600 foram confirmados no Rio Grande do Norte.

“Encontrei prefeitura em dia e sem dificuldade”

Aliado político do ex-prefeito Jaime Calado, o atual gestor rasgou elogios ao antecessor e afirmou vê com “bons olhos” a possibilidade de tanto ele quanto a deputada federal Zenaide Maia (PR), sua esposa e irmã do presidente do PR no Rio Grande do Norte, ex-deputado federal João Maia, disputarem eleições majoritárias no pleito de 2018. “Jaime é um homem preparado, já assumiu vários cargos públicos. Ele tem mais de 40 anos atuando no serviço público e é tido como o maior prefeito da história de São Gonçalo do Amarante. É um homem com um conhecimento muito grande e capacitado para assumir qualquer cargo”, exaltou o prefeito.

Ainda com relação a Jaime, Paulo ressaltou que o processo de transição foi tranquilo. “Encontrei uma prefeitura em dia e sem nenhuma dificuldade”. O atual prefeito exerceu durante grande parte do mandato de Jaime o cargo de secretário de Habitação, o que lhe rendeu o apelido de “Paulinho da Habitação”.

Jaime tem sido cotado para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2018. Além dele, a deputada federal Zenaide Maia teve o nome sugerido para concorrer ao Senado Federal. Os dois, inclusive, são cortejados por diversas legendas após terem anunciado a intenção de sair do PR. Sobre Zenaide, o prefeito de São Gonçalo do Amarante afirma que a ex-primeira-dama do município é “um nome com condição de assumir qualquer cargo e qualquer desafio”. “Ela é igualmente capacitada. Demonstrou grande conhecimento e sensibilidade nos posicionamentos na Câmara Federal, honrando o mandato”, concluiu Paulo Emídio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...