A partir do dia 21 de Dezembro de 2018 às autoescolas do Rio Grande do Norte deverão adicionar em seus exercícios nas aulas teóricas e práticas o MONITÓRAMENTE POR CÂMERAS, esse material gravado serão analisados pelo Departamento Estadual de Transito (DETRAN). Essa medida colocará em vigor a portaria n°1896/2016 que vem para impedir fraudes durante as aulas nas empresas de autoescolas.
Com essa mudança nas aulas o valor poderá ter um acréscimo de R$ 200,00 em cima do que já vinha sendo pago nas autoescolas potiguares, segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Norte, Eduardo Domingo.
Na quarta-feira (12), o DETRAN estabeleceu o início da fiscalização e do comprimento da portaria n°1896/2016 que sofreu alterações providas pela portaria de n°1584/2018. Aqueles alunos que solicitarem a abertura de processo a partir desse dia terão as aulas monitoradas com câmeras. As imagens serão expostas ao DETRAN. O videomonitoramento não será aplicado nas aulas práticas de motocicletas.
“As aulas serão monitoradas de maneira que possa ser identificado quantos alunos estão em sala. A medida que evitar que alunos coloquem a digital no início e no final do turno estabelecido sem assistirem as aulas”, disse o sub-coordenador de informática do DETRAN-RN, Hugo Guimarães.