A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (27) requerimento para convidar o ministro da Educação, Camilo Santana, fale para os congressistas sobre os erros cometidos na divulgação do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) de 2024. Por se tratar de convite, ele não é obrigado a ir. Em janeiro, mês marcado para a liberação dos resultados do Sisu, o MEC (Ministério da Educação) soltou de forma “indevida” os resultados. O governo disse que houve uma falha e que apuraria o problema.
Com atraso, os números finais foram lançados em 31 de janeiro. No entanto, os candidatos relataram instabilidade e dificuldade para acessar o portal. O MEC havia digo à época que a lista de aprovados divulgada foi ao ar antes da finalização do cálculo de cotas. Na última 4ª feira (21.fev), o ministério anunciou a suspensão da convocação da lista de espera e a publicação do relatório gerencial do Sisu.
Agora, o senador Alessandro Vieira (MDB- SE) afirma que os problemas apresentados no Sisu 2024 afetam o planejamento dos estudantes e os calendários dos processos seletivos e, por isso, o ministro deve comparecer para “esclarecer como o MEC está solucionando os impactos causados pela instabilidade”.