30 de abril de 2019
FAÇA UMA VISITA A CASA DAS PEÇAS
Temos peças para carros, motos, bicicletas e
lubrificantes em geral
O menor preço da cidade conheça a casa das peças
Vendendo o melhor e mais barato! Ligue ou visite nossa loja
Localizada na Av.
Francisco Amaral, N° 398, Centro de Tenente Laurentino Cruz,
Org: Bolinha / Fone: (84) 3438-0085 / Celular: 99667-1001
Reservas hídricas do RN já são superiores aos últimos quatro anos
As reservas hídricas estaduais atingiram 1.400.578.055 m³, o correspondente a 31,75% do total que as bacias hidrográficas potiguares conseguem acumular juntas, que é de 4.411.787.259 m³, é o que revela o último relatório volumétrico dos principais reservatórios estaduais, divulgado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Em um comparativo com 2018, que já tinha atingido armazenamento superior aos anos de 2015, 2016 e 2017, ao final da quadra chuvosa em 31 de maio, o estado acumulava 1.389.909.157 m³.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente, está com 787.349.500 m³, correspondentes a 32,79% da sua capacidade. Segundo maior reservatório potiguar, Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 599,712 milhões de metros cúbicos, está com 153.070.976 m³, ou 25,52%, do seu volume total.
O açude Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente está acumulando 121.257.066 m³, percentualmente, 41,41% do volume total da barragem. Dos 47 reservatórios, com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, 8 permanecem em volume morto, percentualmente, 17,02% dos mananciais. Já os secos são 4, que correspondem a 8,51% das barragens potiguares.
Entre os reservatórios monitorados, cinco já atingiram 100% das suas capacidades, ou seja, “sangraram”, são eles: Beldroega, em Paraú; Mendubim, em Assú; Pataxó, em Ipanguaçu; Encanto, localizado em Encanto; e Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz. Outros mananciais já estão com volumes acima dos 70% de suas capacidades, casos de: Marcelino Vieira, com 90,13%; Rodeador, em Umarizal, com 82,73%; Apanha Peixe, em Caraúbas, com 88,33% e Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas, com 73,67%.
Os reservatórios que estão em volume morto, são: Itans, em Caicó; Pau dos Ferros; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Esguicho, em Ouro Branco; Santa Cruz do Trairí, em Santa Cruz; Bonito II, em São Miguel; Pilões, em Pilões e Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari. Já os secos são: Santana, em Rafael Fernandes; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará e Japi II, São José do Campestre.
MEC vai cortar verba de universidades que tiverem 'baixo desempenho' e fizerem 'balbúrdia'
O Ministério da Educação (MEC) anunciou cortes às universidades que não apresentarem "desempenho acadêmico esperado" e que promovam eventos com "balbúrdia" em suas instalações. O anúncio foi feito durante entrevista do ministro Abraham Weintraub ao jornal "O Estado de S. Paulo". Em nota, o órgão confirmou o corte às universidades, mas não informou os motivos.
Segundo Weintraub, três universidades já tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, estaria sob avaliação. O antecessor de Weintraub ma pasta, Ricardo Vélez Rodríguez, lecionou na UFJF e convidou vários de seus colaboradores na universidade para cargos no ministério.
“Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”, continuou Weintraub ao jornal. Os critérios de avaliação, porém, não foram informados.
Para Weintraub, instituições de ensino estariam permitindo que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao meio universitário. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, complementou.
A nota do MEC diz que a medida, em relação a UnB, UFBA e UFF, "está em vigor desde a última semana" e afirmou que "estuda os bloqueios de forma que nenhum programa seja prejudicado". Informou que "o Programa de Assistência Estudantil não sofreu impacto em seu orçamento".
Em nota, ao GLOBO, a UnB afirmou que "não foi oficialmente comunicada de nenhum corte em seu orçamento", mas disse que "a área técnica verificou, contudo, um bloqueio orçamentário da ordem de 30% no sistema". A instituição está, segundo o comunicado, "avaliando a situação e tem a expectativa de que o bloqueio possa ser revertido".
A UnB lembrou que "é uma das universidades com reconhecida excelência acadêmica no país, atestada em rankings nacionais e internacionais". Afirma que tem nota 5, a máxima, no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC e que está na 8ª colocação como melhor universidade brasileira, segundo avaliação do Times Higher Education (THE), organização britânica que acompanha o desempenho de instituições de ensino superior em todo o mundo. "Há dois anos, ocupávamos a 11ª posição", destacou.
A instituição destacou ainda que "não promove eventos de cunho político-partidário em seus espaços". "Como toda universidade, é palco para o debate livre, crítico, organizado por sua comunidade, com tolerância e respeito à diversidade e à pluralidade", disse, na nota. A UFF e a UFBA não retornaram ao contato do GLOBO.
29 de abril de 2019
Governador do PT decide cortar salário dos professores que estão em greve
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu cortar o salário dos professores universitários, que estão há quase um mês em greve. A decisão foi confirmada a VEJA pela Secretaria de Comunicação.
No dia 4 de abril, os professores da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), que é a maior universidade estadual, decretou greve para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Em seguida, os docentes da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e Uesc (Universidade Estadual De Santa Cruz) também cruzaram os braços.
Para encerrar com a paralisação, o governo ofereceu 36 milhões de reais para investimentos nas instituições de ensino. Também informou que iria possibilitar a promoção para até 151 professores. O governador tem argumento está no limite da capacidade financeira para remuneração de pessoal e não pode desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Hospital esclarece sobre morte de paciente com suspeito de Meningite em Caicó
O Hospital Regional Do Seridó Telecila Freitas Fontes (HRSTFF) vem através deste meio, esclarecer a população sobre o óbito ocorrido hoje (28/04/19) pela manhã, nesta unidade hospitalar, por causa SUSPEITO de meningite bacteriana. A paciente deu entrada nesta Unidade Hospitalar na manhã da última quinta-feira (25/04/19), trazida por profissionais de saúde em uma ambulância do município de Jucurutu. Foi atendida pelo médico da urgência, que prontamente solicitou exames laboratoriais e de alta complexidade para serem realizados com urgência e encaminhou a paciente para o internamento.
O Hospital esclarece que não conseguiu isolar o tipo específico da bactéria, e que mesmo assim, foram tomadas todas as medidas cabíveis, inclusive em relação à situação epidemiológica. Foi administrado protocolo de tratamento específico por nossa equipe de profissionais que são devidamente preparados e capacitados. Realizamos esclarecimentos e quimioprofilaxia para todos os profissionais que manejaram diretamente com a paciente (inclusive os profissionais do município de Jucurutu) e familiares mais próximos.
A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca. O contágio se dá por vírus e bactérias causadoras da doença que podem ser transmitidos por gotículas via tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de itens pessoais. Por isso, é importante evitar ficar muito próximo a pessoas portadoras de meningite.
Além disso, seguir algumas medidas básicas ajuda a prevenir a doença:
• Lave sempre as mãos. Elas são a principal porta de entrada para muitas doenças;
• Não compartilhe itens de uso pessoal com outras pessoas, como cigarro, copos ou escovas de dente;
• Permaneça sempre saudável, com sistema imunológico funcionando corretamente;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca. Deixamos aqui, nossos sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares da paciente e que o tempo traga alívio para dor dessa perda irreparável.
• Lave sempre as mãos. Elas são a principal porta de entrada para muitas doenças;
• Não compartilhe itens de uso pessoal com outras pessoas, como cigarro, copos ou escovas de dente;
• Permaneça sempre saudável, com sistema imunológico funcionando corretamente;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca. Deixamos aqui, nossos sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares da paciente e que o tempo traga alívio para dor dessa perda irreparável.
Governo Federal pode economizar R$ 18 milhões por ano com corte de jornais e revistas
O Ministério da Economia espera reduzir despesas em R$ 18 milhões por ano com a suspensão de contratação do serviço de ascensoristas e assinatura de jornais e revistas. A suspensão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União, no último dia 23. A Portaria 179 também suspendeu a compra e o aluguel de imóveis e veículos. Segundo o ministério, nesse caso não há previsão de economia porque essa suspensão já era prevista e adotada em anos anteriores.
De acordo com a pasta, a exceção é para imóveis destinados à reforma agrária e para os administrados pelo Ministério da Defesa ou pelos comandos da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, e tanbém para a compra de carros de representação para uso exclusivo do presidente e do vice-presidente da República; a prorrogação contratual e as despesas relacionadas a censo demográfico ou agropecuário e a ações de defesa civil.
Segundo a portaria, em caso de “relevância e urgência, excepcionalidades pontuais”, poderão ser autorizadas por ato fundamentado da autoridade máxima do órgão.
“As solicitações deverão ser encaminhadas pela Secretaria Executiva do respectivo ministério interessado à Secretaria Executiva do Ministério da Economia para análise, acompanhadas de justificativas fundamentadas quanto à projeção de gasto até o término do exercício e dos aspectos de economicidade, relevância e urgência, até o dia 30 de novembro de cada ano”, diz a portaria.
Governo do RN copia propaganda do Maranhão
Após ter copiado o plano de governo do Piauí o governo do RN agora está copiando a publicidade do Maranhão. Pena que não copiam o plano de austeridade fiscal do Ceará.
Projeto reserva 20% das vagas em concursos para alunos de escolas públicas
Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei (PL 2.312/2019) que reserva 20% das vagas de concursos para candidatos que tenham cursado os ensinos fundamental e médio integralmente em escolas públicas.
A regra vale para cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração federal, em autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia mista controladas pela União. A reserva será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso for igual ou superior a três. Os editais devem especificar o total de postos destinados a cada cargo ou emprego.
O candidato deve comprovar no ato da posse que cursou os ensinos fundamental e médio em escolas públicas. Para isso, deve apresentar histórico escolar original ou cópia autenticada. Se for constatada declaração falsa, o candidato é eliminado do concurso. Se já houver sido nomeado, responde procedimento administrativo para anulação da admissão ao serviço público. Nesse caso, o infrator deve devolver todos os custos do Poder Público com seleção, admissão e treinamento.
CONHEÇA AS PROMOÇÕES DO SALÃO PORTAL DA BELEZA EM TENENTE LAURENTINO CRUZ
Faça uma visita ao Salão Portal da
Beleza, tudo em produtos de alta qualidade e com grandes promoções em kits de
manutenção para cabelos de uso profissional, além redutoras capilar com
promoções a partir de 60 reais e demais serviços com descontos especiais. Você
encontra tudo isso no Salão Portal da Beleza.
RN é segundo estado do país com maior número de homicídios entre jovens
Ao participar da abertura do I Encontro Estadual de Organizações de Juventude, promovido pelo Governo do RN, a governadora Fátima Bezerra anunciou, na manhã de sábado (27), que os jovens – principais vítimas da violência – farão parte da construção do Plano Estadual de Segurança Pública. Ela também convocou a juventude para integrar as discussões acerca do “novo” Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), já que o atual está previsto para ser encerrado em 2020.
“Estamos tirando do papel uma lei que não havia sido implementada. Vamos dar voz e vez à juventude por acreditar que os jovens possam colaborar para construir suas próprias políticas de valorização”, afirmou. Diante de uma plateia composta por cerca de 200 jovens, representando as 46 entidades de juventudes de todo o Estado, a governadora Fátima Bezerra destacou a presença de Pedro Górki, presidente da UBES (União Brasileiro dos Estudantes Secundaristas) e anunciou que as escolas do RN manterão no currículo as disciplinas de Sociologia e Filosofia, tendo sido aclamada pelo público que teme o fim das matérias de humanas das salas de aulas, conforme prevê o novo modelo de Ensino médio proposto pelo governo federal.
A vereadora Divaneide Basílio, ex-secretária estadual de Juventude, falou sobre a audiência pública convocada pelo então deputado Fernando Mineiro (atual secretário estadual de Gestão de Projetos) que culminou na elaboração da lei que resultou na criação do conselho, que é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador, vinculado diretamente ao órgão gestor de juventude do Poder Executivo estadual. “O RN está dando um passo à frente na construção de um estado mais justo e igualitário para nossos jovens, enquanto o país está retrocedendo a tantos avanços que já havíamos conseguido”, constatou a vereadora.
O encontro foi organizado pela Secretaria das Mulheres, da Juventude, da igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), que ainda está em fase de criação, mas já está em campo realizando atividades para promover a inclusão social das minorias. O subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros de Miranda, destacou algumas ações que estão discutidas especialmente para a juventude, como a destinação de 20% do crédito rural para jovens, e também a realização de atividades culturais como o I Festival de Coco e Repente. “Nos quatro cantos do RN encontramos jovens organizados, lutando para fazer valer seus direitos”, afirmou.
Também estiveram presentes à abertura do encontro: o vice-governador Antenor Roberto, a deputada estadual Isolda Dantas, a secretária íris Oliveira (Trabalho e ação Social), o secretário Alexandre Lima (Assuntos Fundiários), a secretária adjunta Márcia Gurgel (Educação), o presidente da Fundase (Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN), Herculano Ricardo Campos e o diretor adjunto da Fundação José Augusto, Fábio Lima.
No Allianz Parque, Palmeiras goleia Fortaleza na estreia pelo Brasileiro
O Palmeiras estreou na edição de 2019 do Campeonato Brasileiro de forma bem-sucedida na noite deste domingo. No Allianz Parque, com dois gols e uma assistência do inspirado Zé Rafael, o atual campeão nacional iniciou a defesa de seu título ao ganhar por 4 a 0 do Fortaleza.
Com os mesmos quatro gols de saldo, Palmeiras e Ceará aparecem no topo da tabela de classificação do torneio nacional – o time nordestino goleou o recém-promovido CSA. Dirigido pelo ex-goleiro Rogério Ceni, o Fortaleza, em seu retorno à elite, está zerado.
Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a campo às 16 horas (de Brasília) da próxima quarta-feira para enfrentar o CSA, no Estádio Rei Pelé. Na mesma data, feriado pelo Dia do Trabalho, o Fortaleza pega o Athletico-PR às 21h30, no Castelão.
27 de abril de 2019
Incentivando a prática pesqueira vereador Neguinho Gabriel distribui mais 20 mil peixes para agricultores em São Vicente/RN
Em mais uma ação de incentivo ao agricultores de São Vicente/RN o vereador Neguinho Gabriel realizou mais um ação em parceria com a Governadora do Estado Fátima Bezerra, o resultado foi a distribuição de mais 20 mil peixes, os alevinos são peixes que acabaram de deixar a fase de larva, exatamente quando começam a se alimentar no ambiente externo.
A distribuição dos alevinos consolida o trabalho do vereador em prol dos agricultores do município, Neguinho ressaltou que é um passo importante nesta atividade, o incentivo para que os pequenos e médios produtores rurais diversifiquem suas atividades de suas propriedades gerando mais qualidade de vida para os mesmos.
Para o vereador o comprometimento tornou possível, graças as ações e as parcerias, para que os alevinos pudessem chegar para os agricultores, essa medida incentiva a prática pesqueira no município, além de gerar renda para as famílias, essa foi a primeira vez que produtores receberam esses alevinos, queremos ampliar ainda mais o número de famílias beneficiadas.
A ação, além de fortalecer os produtores rurais, proporciona desenvolvimento econômico, geração de renda, fonte de alimento e recuperação do sistema produtivo de peixes no município de São Vicente/RN. Os produtores devem manter os alevinos em açudes até quando estiverem aptos para o consumo ou comercialização.
Orçamentos de Palmeiras e Flamengo ameaçam desequilibrar o Brasileiro
Donos dos dois maiores orçamentos para a temporada 2019, Flamengo e Palmeiras são apontados como os principais favoritos para a conquista do Brasileiro, que começa neste sábado (27). No ano passado, as duas equipes dominaram a disputa, com o time alviverde conquistando o título, o seu segundo nas últimas três edições, e o clube rubro-negro com o vice-campeonato.
Neste ano, o temor é que a diferença dessas duas equipes para as demais fique ainda maior. “Os times que mais investem são normalmente os que ganham. Se continuar dessa forma, com uma diferença muito grande [de investimento] para os outros clubes, a tendência é concentrar os títulos ainda mais”, afirma Alberto Guerra, diretor de futebol do Grêmio.
26 de abril de 2019
Governo Federal reconhece situação de seca em 144 municípios do RN
O Governo Federal publicou decreto no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 26, reconhecendo a situação emergencial de seca em 144 municípios do Rio Grande do Norte.
A publicação foi feita pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Social, levando em conta os últimos sete anos de seca pelos quais passa o estado potiguar. Apesar das chuvas que têm caído nos últimos tempos, o sertanejo ainda sofre com a estiagem.
Dados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) mostram que hoje cinco municípios potiguares estão em colapso de abastecimento e sem fornecimento: João Dias, Paraná, Pilões, São Miguel e Cruzeta.
Elevados casos no RN de raiva em morcegos deixam Sesap em alerta; Parnamirim, Mossoró, Caicó e mais municípios
Já somam 18 os casos de raiva confirmados em morcegos no Rio Grande do Norte em 2019. O número preocupa o Programa de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), já que a doença – quando transmitida do animal para o homem – resulta em morte em quase 100% dos casos. O número de animais com diagnóstico laboratorial de raiva em 2019 já está três vezes maior do que os três primeiros meses de 2018.
Durante todo o ano de 2018, foram registrados 35 morcegos positivos para raiva no RN e, somente nos três primeiros meses de 2019 e nos 10 dias iniciais de abril, já são 18 morcegos com raiva no estado e 1 caso em bovino.
Durante todo o ano de 2018, foram registrados 35 morcegos positivos para raiva no RN e, somente nos três primeiros meses de 2019 e nos 10 dias iniciais de abril, já são 18 morcegos com raiva no estado e 1 caso em bovino.
“Os morcegos identificados com raiva no RN são sobretudo de áreas urbanas. Fato que aumenta ainda mais a nossa preocupação em decorrência da densidade populacional nas cidades. Das espécies identificadas predomina o Molossus molossus, morcego que tem o hábito de se alimentar de insetos. Segundo a literatura, esses animais estão muito bem adaptados ao meio urbano”, explicou Alene Castro, veterinária da equipe do Programa de Controle da Raiva da Sesap.
Bolsonaro diz que Câmara Federal é soberana para alterar Previdência
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 25, em Brasília, que a Câmara dos Deputados é soberana para fazer alterações na reforma da Previdência que “melhor atenda às necessidades de todos”.
“Mas a economia é importante. A gente espera que ela passe da forma mais próxima a que nós encaminhamos para lá”, afirmou, em conversa com jornalistas, no Palácio do Planalto, após a solenidade de assinatura do decreto que extinguiu o horário de verão no país. O Ministério da Economia informou que, caso seja aprovada na íntegra, a economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão em 10 anos.
Bolsonaro disse ainda que espera que não haja “nenhuma turbulência” até a aprovação da reforma. “Se Deus quiser não haverá e nós devemos virar essa página o mais rápido possível da nova Previdência”, disse, destacando a liderança do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no andamento da tramitação da proposta.
A comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência (PEC 6/19) foi instalada hoje na Câmara. Após acordo de líderes, Maia anunciou o deputado Marcelo Ramos (PR-AM) para presidir a comissão especial. A relatoria caberá ao deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).
Pregão frustra Governo do RN e salários atrasados de servidores seguem pendentes
Deu “deserto”. Nenhuma instituição financeira se interessou em comprar os créditos de royalties do petróleo na manhã desta sexta-feira(26) durante o pregão eletrônico promovido pelo Governo do Estado. A expectativa do Governo era conseguir pelo menos R$ 315 milhões para quitar débitos com a folha de pagamento dos servidores.
Sem nenhuma proposta formalizada(Deserto), no pregão que oferecia créditos do petróleo e gás natural ao Estado relativos ao período de 1º de maio de 2019 a 31 e de dezembro de 2022, o Governo agora terá que buscar uma nova alternativa de conseguir tais recursos.
O Governo tem débito estimado com servidores em R$ 935 milhões. As folhas em aberto são referentes a parte do décimo terceiro dos anos de 2017 e 2018, e parte dos salários de novembro e dezembro do ano passado.
Paulo Guedes promete reduzir o preço do gás pela metade em até 60 dias
O ministro da Economia, Paulo Guedes, estima que, em no máximo 60 dias, serão tomadas medidas que vão reduzir o preço do gás natural pela metade. Ao lado do economista Carlos Langoni, após mais uma reunião sobre o assunto no Rio, Guedes garantiu que vai vencer a resistência da Petrobras, com o apoio do presidente da estatal, Roberto Castello Branco.
“A ideia é levar para as famílias brasileiras pela metade do preço. Reindustrializar o País com energia barata é muito atraente para nós”, disse Guedes, em rara entrevista na porta do Ministério da Economia no Rio onde estava ao lado do economista e consultor do governo Carlos Langoni.
Guedes afirmou que até mesmo um consultor que mandou para Petrobras durante a campanha eleitoral foi cooptado pela burocracia da empresa e apresentou um plano de quatro anos para reduzir o preço do gás.
“São medidas muito simples, de uma simplicidade franciscana”, disse Langoni, afirmando que as medidas envolvem a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Segundo Guedes, já na próxima segunda-feira fará reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para acelerar o projeto.
25 de abril de 2019
Chuvas devem continuar até sábado (27) no RN; instituto lança alerta para o estado
Chuvas de moderadas a fortes devem continuar caindo em todo o Rio Grande do Norte, especialmente nas regiões Leste e Agreste, até o próximo sábado (27), segundo informou a Empresa de Pesquisas Agropecuárias (Emparn) nesta quinta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o RN e outros estados da região Nordeste.
Entre as 7h de quarta-feira (24) e 7h desta quinta (25), caíram 70 milímetros em Natal. Mais precipitações são previstas inclusive para a região potiguar onde está ocorrendo a operação de contenção da Barra São Miguel II, no município de Fernando Pedrosa, coordenada pela Defesa Civil Estadual.
De acordo com a Emparn, as chuvas acontecem em decorrência da perda de força de um bloqueio atmosférico, presente desde a última terça-feira (23), o que acabou liberando a atuação da Zona de Convergência Intertropical sobre o estado.
A zona é influenciada pelo forte aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico, próximo do litoral potiguar, que registram temperaturas acima de 30º C - quase 2º C acima da média esperada. A análise prevê que podem ocorrer trovões e ventanias em regiões com influência do relevo.
Alerta
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de perigo potencial provocado pelas chuvas intensas que abrange 110 municípios potiguares das regiões Central, Oeste, Leste e Agreste potiguar. O alerta vale das 9h desta quinta-feira (25) às 9h da sexta-feira (26).
Além do estado, também podem ser afetados os estados da Paraíba, grandes áreas do Ceará e do Piauí. O alerta aponta para chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora. De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta aponta que, em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há "leve risco de queda e descargas elétricas". Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O usuário também deve evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Assembleia do RN aprova lei que perdoa dívidas do IPVA para motociclistas
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (25) um projeto de lei de autoria do Governo do Estado que perdoa as dívidas do IPVA, que é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, até 2018 para proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas.
Para receberem o perdão da dívida, os proprietários das motocicletas terão que estar com o IPVA de 2019 pago e a taxa de licenciamento deste ano também regularizada. Além disso, os motociclistas devem ter o seguro DPVAT em dia, não apresentar multas em aberto e não ter impedimento no Renavam, que é o registro nacional de veículos automotores.
Com a aprovação do projeto, o Governo do RN almeja arrecadar cerca de R$ 14 milhões com pagamentos do IPVA de 2019 para quem estava inadimplente. Durante a sessão, os parlamentares elogiaram o projeto, que acreditam que vai beneficiar principalmente pessoas de baixa renda - que não teriam condições de quitar a dívida - e que sobrevivem da agricultura.
No Rio Grande do Norte, a frota atual é de 440.919 motocicletas, das quais quase 40% estão registradas no interior do estado. O Governo do RN pretende fazer um mutirão para que os motociclistas regularizem a documentação.
A intenção é também promover uma campanha de educação no trânsito. Com o projeto, o objetivo do governo é dar mais segurança a pilotos e pedestres, como também mostrar a importância de estar em dia com o fisco e com o órgão de trânsito, além de ajudar na arrecadação.
Bolsonaro extingue horário de verão
O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta (25) decreto que extingue a medida, em cerimônia no Palário do Planalto. A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.
“As conclusões foram coincidentes. O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse, ressaltando que não deve haver queda na produtividade dos trabalhadores nesse período.
Assinar:
Postagens (Atom)