Páginas

18 de junho de 2019

Enquanto RN perde visitantes, PB anuncia Polo Turístico de R$ 355 milhões

Enquanto o Rio Grande do Norte sofre com os altos preços das passagens aéreas e a consequente queda de turistas no Estado, os nossos vizinhos paraibanos estão com planos ousados para ampliar a presença de visitantes em seu território. O Governo da Paraíba lançou este mês um edital de chamamento público para implantação do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa. A expectativa é que sejam gerados 3,5 mil empregos diretos e indiretos, e uma movimentação financeira de impressionantes R$ 355 milhões no Estado.

O projeto tem sido tratado pelo governador paraibano, João Azevêdo, como o maior complexo turístico planejado do Nordeste, em moldes semelhantes ao que deu origem a Via Costeira nos anos 80 em Natal. A primeira etapa irá disponibilizar cinco lotes para instalação de hotéis e resorts de alto luxo, sendo três deles voltados à beira-mar, um para a área do rio e um em frente ao moderno Centro de Convenções de João Pessoa.

O chefe do Executivo da Paraíba destacou que o Polo Turístico Cabo Branco é dotado de toda a infraestrutura para instalação dos resorts e tem como base a sustentabilidade ambiental. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que esse empreendimento será um sucesso porque a Paraíba tem mostrado ao Brasil a capacidade de fazer gestão pública com eficiência, desenvolvimento, resultados e inclusão social. A nossa expectativa é de que, vencidas todas as etapas do edital, as construções já comecem em 2020 e sejam concluídas entre 12 e 18 meses”, disse.

Já o secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano, afirmou que o Governo atende a um anseio do trade turístico paraibano e assegura desenvolvimento para todas as regiões do Estado. “Essa é uma ação que vai mudar a realidade do nosso turismo; nós vamos praticamente dobrar o número de leitos e o número de empregos e gerar uma grande quantidade de eventos agregados ao Centro de Convenções, permitindo que o Estado seja um dos destinos mais completos e atrativos do Brasil”, pontuou.

Polo Turístico Cabo Branco - O projeto contará com água, gás, saneamento básico e energia e prevê a instalação de empreendimentos nos setores de eventos, comércio e serviços e animação turística. O Complexo já conta com fibra óptica de 10 gigabytes que poderá ser aumentada para 40 Gb ao final de sua implantação.

Edital e processo - O edital já foi publicado e as inscrições poderão ser feitas no site da Cinep (cinep.pb.gov.br) até 20 de julho. Os interessados precisam apresentar toda a documentação necessária. Podem concorrer ao edital, aos lotes 1, 2, 3 e 4, projetos de hotel de lazer, resort e hotel fazenda. Já o lote 5 será destinado a projetos de hotel residencial e flat.

Turismo - A primeira etapa do Polo Cabo Branco estima um fluxo anual de 115.752 turistas e 23.026 leitos em João Pessoa. Em 2018, os 12.410 leitos disponíveis na Capital paraibana foram ocupados por 1.259.310 hóspedes, segundo a PBTur.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...