Com apoio da prefeitura municipal de Cerro Corá, a Emater vai continuar seus trabalhos no município, pelo menos até o final de ano os serviços estão assegurados, é o que garantiu a prefeita Graça Oliveira.
Ultimamente os bolsistas que prestam serviços aos agricultores do Rio Grande do Norte através do projeto “Desenvolvimento de um modelo de implantação de tecnologias de convivência com o semiárido” pactado com a Fundação Guimarães Duque, e pelo Termo de Cooperação 01/2017 com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Por falta de pagamento aos bolsistas, e por entenderem que o estendimento dos serviços não lhes asseguram garantias de recebimentos resolveram suspenderem seus trabalhos, são técnicos agrícolas, agrônomos e outros, isso vai causar um grande impacto para os agricultores.
Neste final de ano muitos agricultores procuram a Emater para o cadastro no garantia safra, compra direta, renovação de projetos, DAP e outros serviços técnicos, com ausência dos bolsistas, muitos escritórios estão fechando suas portas, já que o numero de servidores no órgão está a baixo da expectativa.
Em Cerro Corá a engenheira agrônoma, bolsista recebeu o aval da prefeita para continuar os trabalhos até o final de ano, para isso também foi importante o apoio da direção da regional da Emater, a união vai garantir aos agricultores do município de Cerro Corá o ingresso no cadastro do garantia safra 2017/2018 que está sendo realizado, garantirá também o município no programa compra direta 2018, dará suporte aos pequenos produtores na aquisição da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, hoje um dos documentos mais importante.
Além deste trabalho a equipe da secretaria de agricultura coordenada por Luciane Batista está realizando o cadastro das famílias no programa de abastecimento da água, operação pipa.