Páginas

19 de junho de 2018

Ciro Gomes faz comentário racista sobre vereador de São Paulo

Ciro Gomes, pré-candidato ao Planalto pelo PDT, deu uma entrevista à radio Jovem Pan, nessa segunda-feira (18) e chamou Fernando Holiday, vereador paulista, do DEM, de "capitãozinho do mato". Holiday disse que a fala de Ciro Gomes é racista e que vai processar o ex-ministro. Além de chamá-lo de "capitãozinho do mato", ainda disse que a pior coisa que tem é um negro usado pelo preconceito para estigmatizar.  Holiday se manifestou no Twitter, dizendo que nos tempos de hoje racistas como Ciro não são tolerados, e o chamou de frouxo e destemperado.

Holiday afirmou que Ciro Gomes vai ter que respeitá-lo e vai responder por sua afirmação racista na justiça. Para ele, a gravidade do fato foge à esfera política, pois não é uma divergência ideológica, mas uma injúria racial. Ciro comentou o caso, dizendo que os capitães do mato eram negros contratados pelos senhores para conseguirem mais escravos. Holiday retrucou, afirmando que Ciro faz apologia ao fim das cotas em um país onde a maioria da população é negra e a primeira a sofrer violência.

Fernando defende a população negra, dizendo que ela é a primeira a ser vítima de exclusão do ensino de qualidade, e acha que "capitão do mato" é uma metáfora racista. Holiday é conhecido por posições polêmicas e contrárias ao que as pessoas esperam de quem defende negros. Dentre elas, o vereador luta pela revogação das cotas para negros em concursos públicos e já chegou a propor a revogação do dia da consciência negra. Ele acredita que a política cotista reforça o racismo e não ajuda os negros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...