O Instagram anunciou nesta sexta-feira o lançamento de uma nova função chamada de “Close Friends” ou “Amigos Próximos”, permitindo usuários compartilharem seus stories com grupos menores de pessoas.Lançado em 2016, o stories permite a publicação de fotos e vídeos personalizados que ficam disponível por 24 horas.
O novo recurso, que irá aparecer no perfil do usuário no menu lateral, permite que os mais de 1 bilhão de usuários da rede criem grupos menores de amigos e compartilhem seus stories exclusivamente com estes grupos.
“Se você está na lista de amigos próximos de alguém, você verá um anel verde em torno da foto da pessoa na seção de stories e um distintivo verde quando você estiver visualizando os stories”, disse o Instagram.
O Facebook tem se focado no Instagram, seu gerador de receitas que cresce mais rapidamente, enquanto a principal plataforma de redes sociais da companhia tem sido cobrada por reguladores para aprimorar garantias de segurança de privacidade, combater o vício em redes sociais e conter disseminação de informações mentirosas.
Em outubro, o Instagram nomeou Adam Mosseri, que há muito ocupava cargos na empresa, como diretor do aplicativo de compartilhamento de fotos, após a saída dos co-fundadores Kevin Systrom e Mike Krieger.
A rival Snap, proprietária do Snapchat, que enfrenta dura competição do Instagram, está redesenhando o aplicativo para trazer mais usuários e anunciantes. A Snap também recebeu 250 milhões de dólares de investimento do príncipe Saudita Alwaleed bin Talal enquanto a plataforma migra para um modelo de serviço pessoal para anunciantes.