Páginas

16 de setembro de 2019

Agropecuária e agroindústrias do RN mostram sinais de recuperação; comércio e serviços param de cair

Após um dos maiores períodos de estiagem da história potiguar, os setores da agropecuária e agroindústria apresentaram sinais de recuperação na economia. De acordo com números apresentados pelo secretário Aldemir Freire (Planejamento), o Estado terá a maior produção de grãos desde 2012. Além disso, cresce o abate de bovinos, em 3,3%; de suínos, em 12,7%; e o processamento de leite, em 7,9%.

“Podemos dizer, portanto, que o mercado de trabalho mostra uma recuperação, tanto das ocupações quanto do rendimento médio e da massa de rendimento, que as exportações estão crescendo e que a agropecuária e a agroindústria dão sinais de saídas da longa crise decorrente da seca”, analisou.

Contudo, o setor de comércio e serviços não seguiram a mesma linha re retomada, segundo a análise de Aldemir. Os dois setores apenas pararam de cair. De acordo com o secretário eles dependem de um desempenho melhor da economia brasileira.

“Esses segmentos pararam de cair, ensaiaram uma recuperação, mas desde o ano passado que parecem estar “andando de lado”. Terão crescimento em 2019 provavelmente entre 2% e 5%. São segmentos que dependem muito do desempenho da economia brasileira”, finalizou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...