Já existe uma série de questionamentos em torno das Fake News nas eleições municipais de 2020, que ao que tudo indica, será um dos maiores desafios a serem enfrentados. A divulgação de conteúdos falsos nas redes sociais e outros canais digitais nas disputas municipais de 2020 vem preocupando especialistas no assunto em diversos setores.
Esta questão foi objeto do debate no seminário Internet, Desinformação e Democracia, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Durante o evento foram discutidas propostas para o enfrentamento das fake News nas eleições municipais de 2020 nas plataformas digitais.
A advogada e integrante do CGI, Flávia Lefévre, manifestou preocupação com o poder das plataformas e com a capacidade econômica em escala mundial. Ela destacou que a minirreforma eleitoral restringiu a propaganda paga na internet apenas a grandes plataformas, especialmente Facebook e Google.
A especialista defendeu a necessidade de criação de mecanismos que diminuam a influência do peso econômico nas redes, uma vez que candidatos com mais recursos passaram a ter mais chances de veicular anúncios nas plataformas.