Páginas

21 de outubro de 2019

28,5% da população adulta do RN não tem 13 ou mais dentes

A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostrou que, no Rio Grande do Norte, 28,5% da população a partir dos 18 anos não tem 13 ou mais dentes – índice acima do nacional, que é de 23%. O levantamento revelou que 33,6% utilizam algum tipo de prótese dentária. Para auxiliar essa parcela da população, o mercado local da odontologia tem apostado em cirurgias de implantes guiadas por computador, que minimiza a dor e possibilita recuperação em curto espaço de tempo.

Quem passou pelo procedimento foi a dona de casa Dilza Henriques de Carvalho. Ela revela que tinha receio de passar por cirurgia, mas, depois da realização, afirma que foi a melhor escolha. “Eu tinha muitas falhas dentárias e estava sentindo dificuldade de mastigar. Fui à clínica no objetivo de fazer uma prótese e me apresentaram a possibilidade de implante. Tive medo, pois era um procedimento cirúrgico, mas me deram a opção da cirurgia guiada. Pensei que, mesmo assim, seria traumática, mas foi tranquila”, relata.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Rodrigo Rodrigues, responsável pela cirurgia em Dilza, a facilidade proporcionada pela tecnologia hoje garante procedimentos sem dor. “Na cirurgia guiada por computadores não é preciso fazer cortes, pois o profissional opera através de uma guia 100% virtual, feita previamente, que auxilia na remoção do tecido gengival unicamente no ponto do implante. O procedimento fica mais rápido, além de mais seguro e assertivo que o tradicional, devido ao planejamento prévio”, explica.

Pós-operatório
A tecnologia, neste caso, possibilita que a cirurgia seja realizada com menor tempo de duração, de 45 a 50 minutos no máximo, e pós-operatório praticamente inexistente. “Há um mínimo de sangramento e, consequentemente, a recuperação é extremamente rápida, com o paciente tomando poucas medicações e retornando às suas atividades diárias até mesmo no dia seguinte”, garante o dentista.

Nilza Henriques demonstra a surpresa e a alegria de ter feito um procedimento rápido e sem dores. “Foram sete dentes implantados. Achava que ia passar uma semana tendo que comer sopinha e coisas frias. Confesso que no dia que fiz a cirurgia só comi coisas geladas, mas no outro dia estava tudo normal”, comemora.

“Na maioria dos casos, o paciente consegue voltar à sua rotina de trabalho no dia seguinte ao procedimento, pois a técnica guiada traz esse pós-operatório agradável, com diminuição da morbidade e uso de medicamentos para dor”, finaliza Rodrigo Rodrigues.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...