Páginas

24 de outubro de 2019

“Queijeira Serra de Sant’Ana” de Tenente Laurentino foi a queijeira modelo que apresentou produção artesanal e alavancou vendas na Festa do Boi 2019

A queijeira modelo montada pelo Sebrae durante a Festa do Boi rendeu bons frutos. Produzindo diariamente queijo coalho e de manteiga no espaço, o produtor do município de Tenente Laurentino Cruz Lucenildo Firmino (Conhecido como Galego da Queijeira), beneficiário do projeto Governo Cidadão, aproveitou para divulgar seu mais novo produto desde que chegou da competição Mondial Du Fromage, na França: o queijo de manteiga envelhecido. A iguaria está fazendo tanto sucesso que o queijeiro já recebeu 21kg em encomendas.

“Voltei da França cheio de ideias novas e comecei a fazer experiências. Além de produzir diariamente o queijo fresco aqui na Festa do Boi para degustação, trouxe os envelhecidos para apresentar e todo mundo está encomendando”, conta, orgulhoso do queijo de manteiga maturado ao longo de 66 dias que está sendo vendido sob encomenda ao preço de R$ 80 o quilo. Só para se ter uma ideia, o manteiga fresco é comercializado a R$ 30.

Desde que voltou da competição mundial, para onde foi com apoio do Governo do Estado via Governo Cidadão e Banco Mundial, Firmino está focado em agregar valor aos seus produtos. A queijeira Serra de Santana saltou de uma produção de 150 kg diários de queijo para 180 kg. A procura é tanta que ele não consegue mais estocar produto. É produzindo e vendendo logo em seguida.
Selecionado no Edital de Apoio à Cadeia do Leite e Derivados do Governo Cidadão, Lucenildo (Galego da Queijeira)  é vinculado à Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), que está a poucos dias de homologar a licitação com a empresa vencedora que irá construir a sua e as demais queijeiras selecionadas. “Esse sonho está cada dia mais perto de se realizar”, comemora.
A queijeira modelo foi montada pelo Sebrae com o intuito de sensibilizar os produtores potiguares para a necessidade de regularização e adequação à Lei Nivardo Mello, que regulamentou a produção de queijo artesanal no Estado. Segundo o gerente regional do Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Medeiros, a estrutura se enquadra na realidade da maioria dos pequenos produtores locais. O espaço tem capacidade para processar mil litros de leite por dia.

Para divulgar o queijo produzido no espaço da Festa do Boi, o Sebrae faz todos os dias uma degustação ao público às 18h.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...