26 de outubro de 2022
É SÁBADO! O aniversário da Loja Florenza em Florânia
Comércio deve abrir quase 100 mil vagas temporárias para o fim do ano em todo o país
No estado de São Paulo, os dirigentes lojistas estimam a abertura de 37 mil novas vagas temporárias, uma queda de 12% em comparação com o ano passado, que teve 42 mil vagas. A pesquisa ainda mostra que 87% das empresas não demitiram funcionários nos últimos meses, mas também não contrataram, e que comerciantes aguardam uma decisão nas urnas antes de se arriscarem a expandir.
“Nós temos uma expectativa ainda de não conhecimento das políticas econômicas dos candidatos. Temos uma certa incerteza, mas também temos um outro cenário que você deve levar em conta, é que muitas empresas não estão contratando apenas pra vagas temporárias, e sim vagas efetivas”, diz Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo.
A previsão é de que sete em cada 10 vagas terão prazo determinado de até três meses, e 16% devem de fato se converter em efetivação, com salário de pouco mais de R $1.600. Vendedor (29%), ajudante (24%), e balconista (16%) estão entre as principais funções temporárias.
Cícera Pavão, que estava sem emprego há 15 dias, conseguiu trabalho em uma loja no centro de São Paulo, e agora está em fase de experiência: “você tem que mostrar agilidade, atender bem ao cliente, sempre estar tratando bem o cliente, com simpatia. Essa vaga eu não deixo escapar, porque é muito bom estar trabalhando aqui”.
Bolsonaro desmente PT sobre o salário mínimo, 13º salário e férias
O presidente inclusive pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que retirasse a peça publicitária da campanha do PT do ar, que faz as alegações inverídicas. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, negou o pedido. As informações falsas também são propagadas em vídeos pela internet indicando que, além disso, Bolsonaro quer eliminar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O candidato do PL à reeleição não menciona o tema em seu programa de governo e já se insurgiu contra o fim do 13º salário em 2018, quando o assunto foi levantado pelo seu vice, Hamilton Mourão. À época, Bolsonaro disse que a ideia era uma “ofensa” aos trabalhadores.
20 de outubro de 2022
João Maia discute emendas para municípios durante encontros com prefeitos potiguares em Brasília (DF)
Estiveram com o deputado, os prefeitos e secretários de Elói de Souza, Ouro Branco, Tenente Laurentino, São Rafael e João Câmara. Com todos foram discutidos assuntos sobre a distribuição das emendas para os municípios e suas necessidades, bem como algumas ideias e sugestões de melhorias para os munícipes.
“Foi muito positiva a reunião com o deputado, onde foi possível já apresentar pleitos para o próximo ano e renovar o compromisso de apoio ao nosso município de São Rafael. Além disso, apresentamos nossa reivindicação para uma solução diante do impasse do piso da enfermagem no STF, já que estamos na presidência da Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu – AMCEVALE”, disse Reno Macedo, prefeito de São Rafael.
Depois que foi massacrado por Bolsonaro, Lula desiste de participar de debate
Com a decisão do candidato petista, a Record TV fará uma entrevista com o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que havia confirmado sua presença no confronto de ideias entre as candidaturas que disputam o 2º turno.
A entrevista com Bolsonaro terá duração de 1 hora e acontece no próximo domingo, ao vivo, a partir das 21h30 (horário de Brasília), direto dos estúdios da emissora em São Paulo, com transmissão simultânea do R7, da Record News e também das multiplataformas do Grupo Record, além do Play Plus. A sabatina será conduzida pelo jornalista Eduardo Ribeiro.
Defesa diz a TSE que só entregará relatório sobre urnas após segundo turno
O Ministério da Defesa afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (19) que vem seguindo as regras definidas pelo tribunal para a fiscalização das eleições. Segundo a pasta, um relatório sobre a fiscalização só será produzido após a conclusão dos trabalhos, ou seja, depois do segundo turno. O Ministério da Defesa também afirma que nenhum documento de avaliação sobre o sistema eleitoral foi enviado a candidatos até o momento.
As informações foram prestadas ao tribunal atendendo a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Moraes analisa uma ação do partido Rede Sustentabilidade que questiona a atuação do Ministério da Defesa na realização de uma suposta auditoria do sistema eleitoral. No documento, os militares sustentam que não é possível entregar relatório parcial ao TSE.
“Ainda, ressalta-se que as ações de fiscalização vêm sendo executadas de acordo com os acessos disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Diante do exposto, a emissão de um relatório parcial, baseado em fragmentos de informação, pode resultar-se inconsistente com as conclusões finais do trabalho, razão pela qual não foi emitido”, justificou.
No ofício, a Defesa afirma ao TSE que o trabalho de fiscalização é feito por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, especialistas em gestão e operação de sistemas de tecnologia da informação. Segundo o ministério, as etapas do trabalho são realizadas em “cuidadosa observância dos documentos normativos publicados pelo TSE e realizadas em favor da Justiça Eleitoral”. A pasta diz ainda que, neste contexto, a norma do TSE “não estabelece elaboração e divulgação de relatórios sobre as etapas acompanhadas por parte das entidades fiscalizadoras”.
O ministério afirma que só ao término do trabalho “será elaborado um relatório contemplando toda a extensão da atuação das Forças Armadas como entidades fiscalizadoras, com os documentos atinentes às atividades em comento”. “Tal relatório será encaminhado ao TSE em até 30 dias após o encerramento da etapa 8 do Plano de Trabalho. Assim sendo, convém esclarecer que, devido à atual inexistência de relatório, não procede a informação de que ocorreu entrega do suposto documento a qualquer candidato”.
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 58,25% da sua capacidade total
Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 243.600.790 m³, equivalentes a 40,62% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 228.300.230 m², percentualmente, 38,07% da sua capacidade total.
MPE pede investigação de adega que vende vinho a R$ 22, número de Bolsonaro
Neste caso, segundo nota do MPGO (Ministério Público do Estado de Goiás), o pedido de investigação também ocorreu porque a promoção será finalizada no dia 29 de outubro, véspera do segundo turno da disputa. No pedido de investigação, o MPE solicitou a apuração dos rótulos dos vinhos que estão vigentes na promoção, com análise das notas fiscais de compras pela empresa, com o objetivo da “materialização da vantagem indevida oferecida ao eleitorado, em face do preço incomum e baixo para esse tipo de bebida”.
Pesquisa Brasmarket aponta Bolsonaro com 52% e Lula com 47% no segundo turno
FOTOS: TRE manda apoiador de Bolsonaro retirar adesivo de seu próprio veículo em Natal
No documento assinado pelo Chefe de Cartório da 3ª Zona Eleitoral, o juiz Áurea Flaviana Oliveira da Silva, afirmou que “a conduta configurar crime de desobediência, nos termos do art. 330 do Código Penal”. O juiz também ordenou que comunicasse ao Cartório Eleitoral a efetiva retirada da propaganda irregular, “inclusive com fotografias e/ou outras evidências que provem o fato”.
19 de outubro de 2022
Probabilidade de vitória de Bolsonaro é de 52%, contra 48% de Lula, afirma consultoria
A leitura fez parte de uma conversa com clientes do BTG Pactual realizada no dia de hoje. Em números, o consultor afirmou que Bolsonaro teria 52% de chance de ser reeleito, contra 48% do ex-presidente Lula. Dias também alertou para o fato de que ainda é impossível prever um vencedor em uma disputa tão apertada. Logo após o evento, alguns perfis em mídias sociais repercutiram a fala de forma equivocada atribuindo uma percepção de que Bolsonaro estaria à frente na disputa com base em um levantamento da consultoria.
Professores repudiam uso da UERN por campanha de Lula: “Respeitem a UERN!”
Professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) postaram nas redes sociais o que consideram um verdadeiro desrespeito a instituição de ensino superior: a utilização dele pela campanha de Lula, do PT.
Um dos que desabafou contra o ato foi o professor Leovigildo Cavalcanti, que é diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e professor do curso de Economia da UERN. “Meu total repúdio, pois a nossa amada UERN é muito mais que qualquer militância paga. Respeitem a UERN, especialmente aqueles que derramaram com seu trabalho, gostas de suor numa difícil luta para a sua construção”, ressaltou.
Outro professor, José Mario Dias, de Educação Física, postou: “Também repudio este disparate. São pessoas sem noção que acham que são os donos da razão. O sindicato dos professores NÃO representa a totalidade da UERN”.
Economia com Lula é incerta e Bolsonaro ainda pode vencer, diz Meirelles
O 1º governo de Lula foi muito responsável do ponto de vista fiscal. O 2º, menos e mais aberto a demandas políticas. E o 3º governo do PT, com Dilma Rousseff, acabou numa recessão, explicou Meirelles para um grupo de pessoas que paga para receber informações da consultoria Eurasia. Aí o ex-ministro completou: “A questão é saber qual dos 3 modelos ele vai adotar se vencer”.
E o que Meirelles acha? “Eu acho que depende. Se você considera o atual programa de governo de Lula [apresentado apenas de maneira epidérmica na campanha], isso será uma má notícia. O plano foi preparado levando em conta uma visão similar à do 3º governo do PT, a administração de Dilma Rousseff, especialmente porque quem desenvolveu esse programa foi um grupo de economistas que acreditam fortemente no papel do Estado e de empresas estatais com indutores do desenvolvimento”, disse Meirelles. Em seguida, concluiu: “E essa visão é a que está prevalecendo neste momento”.
Jovem Pan é censurada pelo TSE
Em mensagem encaminhada para a redação, a chefia veta veementemente o uso de palavras como “corrupto” ou “ladrão”. Uma censura do TSE ao jornalismo, que impede que termos verdadeiros sejam utilizados pelos profissionais.
Leia o comunicado na íntegra abaixo:
“Caros, com base em decisão do TSE proferida nesta segunda-feira, estamos orientados pelo jurídico a não utilizar as seguintes expressões nos programas da casa:
Ex-presidiário
Descondenado
Ladrão
Corrupto
Chefe de organização criminosa
Além disso, não devemos fazer qualquer associação entre o candidato Lula ao crime organizado. E mais: as críticas aos ministros e ao judiciário não são recomendadas pelo nosso jurídico neste momento. O descumprimento dessas determinações pode levar não só a direito de resposta como também a multa de R$ 25 mil e a remoção dos conteúdos de nossas plataformas.
A direção de jornalismo reforça que aqueles que não se sentirem confortáveis com essa determinação com base em decisão da Justiça, devem nos informar para que possam ser substituídos nos programas.”
18 de outubro de 2022
Benefício extra de R$ 1.000 é pago hoje a cerca de 295 mil taxistas e mais de 377 mil caminhoneiros
O auxílio aos motoristas foi criado para limitar os impactos da alta de combustíveis, e consiste em seis parcelas de R$ 1.000, pagas de julho a dezembro deste ano. Até o momento, um total de 289.985 motoristas de táxi e 341.506 caminhoneiros de todo o Brasil já receberam o auxílio. O pagamento de outubro contempla mais de 377 mil caminhoneiros e cerca de 295 mil taxistas, informa a CEF (Caixa Econômica Federal), que realiza os pagamentos aos beneficiários.
Brasil tem a 4ª menor inflação do G20 em 2022
O Brasil tem a 4ª menor inflação dos integrantes do G20 em 2022. No acumulado de janeiro a setembro, registrou uma taxa de 4,1%. O percentual é maior que somente o do Japão (2,8%), da Arábia Saudita (2,7%) e da China (1,9%). O levantamento foi feito pela Austin Rating.
O Brasil registrou deflação – queda de preços – por 3 meses seguidos, o que ajudou a segurar a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país. Em julho, a taxa no acumulado do ano era de 5,49%. Recuou para 4,1% depois da sequência de resultados negativos.
A maior taxa do G20 é da Argentina, que chegou a 66,1% no acumulado de janeiro a setembro. O país poderá terminar o ano com inflação acima de 100%. Em 2º lugar aparece a Turquia, com 52,4%. A inflação do Brasil no acumulado do ano é menor que na Alemanha (9%), na União Europeia (8,5%), no Reino Unido (7,6%), nos Estados Unidos (5,8%) e na França (4,5%).
Lula mente sobre criação de lei da liberdade religiosa
Durante uma caminhada na Bahia, em 12 de outubro, o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter criado, durante seu governo, uma lei que garante a liberdade religiosa no Brasil.
O que Lula disse
Eu respeito todas as religiões. Aliás, fui eu que fiz a lei, em 2003, de liberdade religiosa, e eu não tiro proveito de religião. Eu respeito todas
A liberdade religiosa no Brasil
O Brasil é um Estado laico, e a liberdade religiosa é prevista no artigo 5º, incisos VI, VII e VIII da Constituição de 1988. Dessa maneira, todas as crenças são permitidas no país, e qualquer tipo de intolerância e fanatismo são condenados. Não existe religião oficial no país, e o Estado tem como dever proteger e garantir o livre exercício de todas elas. Apesar disso, não há lei federal que determine punições para quem desrespeitar a liberdade religiosa.
Comissão no Senado vota pedido para debater erros em pesquisas eleitorais
O requerimento, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), deveria ter sido lido na última terça-feira (11), mas a reunião da comissão foi adiada por falta de parlamentares suficientes. Além de Moraes, também devem ser convidados a falar na audiência representantes dos institutos de pesquisas e cientistas políticos. Diferentemente de quando há pedido de convocação para esclarecimentos, os convidados para audiência pública não são obrigados a aceitar a solicitação da comissão.
17 de outubro de 2022
SANTANA DO MATOS: Pavimentação de trecho na Serra do Cajueiro será objeto de licitação
A publicação diz respeito à Tomada de Preços nº 008/2022 que tem por propósito a contratação de empresa, pelo regime de empreitada global, para execução de pavimentação em paralelepípedo de um trecho da Serra do Cajueiro, zona rural do município.
Conforme o comunicado o certame foi programado para 9h30 do dia 08 de novembro, uma terça-feira, na sede do Poder Executivo santanense. O edital do procedimento licitatório está disponível no site www.santanadomatos.rn.gov.br.
Pesquisa Veritá: Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,8%
O Instituto Veritá divulgou neste domingo (16) os números da pesquisa que verifica as intenções de voto para a Presidência da República. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro possui 51,2% dos votos válidos, contra 48,8% do ex-presidente Lula, segundo o levantamento.
O Instituto também mostra qual candidato venceria em cada estado do país. E ainda uma análise estratificada dos números.
A pesquisa do Instituto Veritá foi realizada de 11 a 15/10/2022 e possui margem de erro de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 5.528 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE: BR-04850/2022.
‘Pode ter havido roubo na Petrobras’, diz Lula em debate
Candidato do PT à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “pode ter havido roubo na Petrobras” durante os governos petistas. A declaração foi feita no debate da TV Band, neste domingo (16), após Lula ter sido confrontado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o escândalo do Petrolão.
“Quando o cara confessa um crime é porque ele cometeu um crime. As pessoas foram lá e delataram. Que houve roubo na Petrobras, pode ter havido”, disse Lula. O petista lembrou que prenderam quem roubou a Petrobras porque houve investigação, sem sigilos nas ações do governo.
Em seguida, o petista disse que, para combater a corrupção, não era necessário fechar empresas. “Na Coreia, não fecharam a Samsung, na Alemanha não fecharam a Volkswagen. Ou seja, prendeu o dono da empresa e os trabalhadores continuaram trabalhando, a empresa continuou produzindo”, completou Lula.
ANÁLISE: Bolsonaro é o vencedor do primeiro debate do 2º turno
No debate mais esperado desde 2018, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) discutiram, frente a frente, na noite deste domingo (16). Organizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, portal UOL e jornal Folha de S. Paulo, o primeiro encontro do segundo turno presidencial durou uma hora e 40 minutos, foi marcado por troca de acusações entre os candidatos.
No primeiro bloco, Lula conseguiu ter superioridade, principalmente quando gastou boa parte do tempo tratando de temas como vacinação e a pandemia. Falando sempre próximo as câmeras, o ex-presidente iniciou mais confortável no novo modelo de debate. Bolsonaro, por sua vez, ainda estava tímido, mas foi se soltando ao longo do tempo.
No segundo bloco, quando jornalistas fizeram perguntas para ambos os candidatos, o debate ficou em tom mais morno. Para muitos analistas, houve um empate técnico neste momento. Já no terceiro e último bloco, o presidente Bolsonaro conseguiu encerrar com grande superioridade. Lula não soube administrar o tempo, deixando o atual mandatário construir um monólogo por mais de 5 minutos sem direito a nenhuma interrupção.
Neste momento, Bolsonaro atacou o petista com temas ligados a ditadura na Nicarágua – o qual o ex-presidente não condenou -, falou do valor do Auxílio Brasil que foi triplicado durante seu governo, questões religiosas e enfatizou a corrupção. Até mesmo para colunistas do portal UOL, que são anti-Bolsonaro, fizeram análises destacando a superioridade do presidente. Petistas também admitiram erros de Lula no debate: “Ficamos um pouco apreensivos com a falta de controle de tempo no começo”.
6 de outubro de 2022
Conservadorismo se fortalece no Congresso
Senado
A bancada do PL no Senado já havia aumentado de duas para sete cadeiras depois da filiação de Bolsonaro, no ano passado. Neste domingo, a agremiação elegeu mais seis senadores e reelegeu dois. Assim, deverá ter a maior bancada da casa, com 14 parlamentares.
Câmara
Seguindo a mesma tendência do Senado, o PL foi o maior vitorioso nas eleições para a Câmara: 99 deputados federais eleitos. Em 2018, a bancada do partido era de 33. Outras legendas da coligação de Bolsonaro também saíram fortalecidas. O PP subiu de 38 para 47 cadeiras e o Republicanos foi de 30 para 41. Somadas ao PL, as agremiações terão 187 deputados federais em 2023.
Fátima Bezerra terá minoria na Assembleia Legislativa
Confira como ficou o cenário:
Governistas
Isolda Dantas (PT)
Divaneide Basílio (PT)
Francisco do PT (PT)
George Soares (PV)
Eudiane Macedo (PV)
Hermano Morais (PV)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Kleber Fernandes (PSDB)
Bernardo Amorim (PSDB)
Oposição
José Dias (PSDB)
Kerginaldo Jácome (PSDB)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Tomba Farias (PSDB)
Nelter Queiroz (PSDB)
Galeno Torquato (PSDB)
Wendell Largatixa (PL)
Coronel Azevedo (PL)
Terezinha Maia (PL)
Neilton (PL)
Cristiane Dantas (SD)
Luiz Eduardo (SD)
Adjuto Dias (MDB)
Ivanilson Oliveira (União)
Taveira Junior (União)
Vivaldo Costa poderá assumir vaga de deputado estadual
A modalidade passaria por duas hipóteses. A primeira, que George Soares assumisse uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. A segunda, que a governadora reeleita Fátima Bezerra convoque um dos deputados aliados eleitos para uma vaga no primeiro escalão do seu governo.
Seria uma homenagem ao legado do Papa Jerimum pelos anos que serviu ao Rio Grande do Norte como homem público. Merecidíssimo.
Apoiador de Lula mata a facadas bolsonarista no litoral de SP após ouvir que ‘todo petista era ladrão’
O crime aconteceu no fim da tarde da última terça-feira (4) na Avenida Santo André, no bairro Nova Itanhaém. Após ser detido pela Polícia Militar, o suspeito, Luis Antônio Ferreira da Silva, de 42 anos, confessou o assassinato e relatou que morava junto com a vítima, José Roberto Gomes Mendes, de 52, há cinco anos.
No local, os agentes encontraram o corpo do bolsonarista no chão e com oito ferimentos de faca espalhados pelo rosto, costas e pescoço. Ele usava uma camisa com a foto de Bolsonaro. Em depoimento à PM, o suspeito alegou que a discussão começou durante o almoço, quando a vítima disse que “todo petista era ladrão” e recebeu como resposta que ele “estava comendo a comida que o petista comprou”.
Ainda conforme relatado pelo suspeito à corporação, José Roberto atirou uma panela em sua direção e, na sequência, pegou uma faca para atacá-lo. Os dois entraram em luta corporal, quando Luis Antônio tomou o objeto e golpeado a vítima.
Conforme registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém (SP), os “motivos e quantidades de facadas descartam, por ora, o eventual reconhecimento de legítima defesa” por parte de Luis Antônio. O homem foi conduzido à Cadeia Pública de Peruíbe, também no litoral de São Paulo.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Itanhaém (SP) alegou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a ocorrência e que ambos tinham “instabilidade emocional”. Ainda de acordo com o município, após cometer o crime, o suspeito aguardou a chegada da PM e do Samu.
Lula vai fugir dos debates da Jovem Pan e da Record
Lula também argumenta que a Igreja Universal, de Edir Macedo, intensificou os ataques ao petista nesta eleição. Bolsonaro já avisou que irá a todos os debates. O petista deve participar apenas dos debates na Band dia 16; do SBT dia 22; e da Globo, em 28 de outubro.
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 59,56% da sua capacidade
A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 247.078.190 m³, equivalentes a 41,2% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período de outubro do ano passado, o manancial estava com 228.300.230 m³, percentualmente, 38,07% da sua capacidade total.
Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 189.743.125 m³, equivalentes a 64,8% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período de 2021, o manancial estava com 184.031.016 m³, correspondentes a 62,85% da sua capacidade total.
A barragem de Pau dos Ferros permanece acumulando 42.495.849 m³, percentualmente, 77,48% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No comparativo com o mesmo período de 2021, o manancial acumulava 22.951.910 m³, equivalentes a 41,85% da sua capacidade total.
O açude Sabugi, localizado em São João do Sabugi, acumula 18.888.407 m³, correspondentes a 30,55% da sua capacidade total, que é de 61.828.970 m³. No mesmo período de 2021, o reservatório estava com 12.158.109 m³, percentualmente, 19,66% da sua capacidade total.
Para saber sobre os volumes de outras barragens do RN acesse: http://sistemas.searh.rn.gov.br/monitoramentovolumetrico.
Situação das Lagoas
A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, está com 7.376.774 m³, correspondentes a 66,94% do seu volume máximo, que é de 11.019.525 m³. Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 43.894.540 m³, percentualmente, 52,09% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.007.070 m³, equivalentes a 90,36% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.
Lira quer pautar projeto que criminaliza erros de institutos de pesquisa semana que vem
O texto está sendo articulado pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), após os resultados do primeiro turno das eleições gerais e conta com apoio de aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na Casa. O projeto ainda não foi protocolado oficialmente no sistema da Câmara, mas Barros pretende registrá-lo até esta quinta (6), informou o próprio líder à reportagem.
Lira e uma parcela de aliados do governo enxergam com desconfiança os resultados das pesquisas eleitorais após os números de algumas sondagens serem discrepantes com os resultados finais do primeiro turno do pleito.
Ricardo Barros disse que está elaborando o projeto com o objetivo de criminalizar erros dos institutos, com a ajuda de pareceres jurídicos. Ele também analisa como fundamentar legalmente as futuras condições de responsabilizações que constarão no texto.
A ideia, explicou, é possibilitar a responsabilização de integrantes da diretoria de institutos e das empresas contratantes, além do técnico responsável pela pesquisa, como o estatístico, no caso de erros e resultados extremamente divergentes dos oficiais.
Antes de apresentar o projeto, contudo, Barros também está conversando com líderes do Congresso, com o próprio Arthur Lira e outros colegas para ajustar os termos e o conteúdo do projeto. Quanto mais acertado com a maioria da Câmara antes de ir para o plenário, mais facilmente deve ser aprovado. A intenção ainda é que o texto esteja dentro de todos os parâmetros constitucionais para não correr o risco de ser questionado posteriormente no Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo.
Brasil tem a maior queda do desemprego em um ano entre 40 países
A trajetória de queda do desemprego no país começou na última metade do ano passado e atingiu 8,9% no trimestre encerrado em agosto. O percentual é o menor apurado desde julho de 2015, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Apesar da redução, a quantidade de profissionais ainda fora da força de trabalho equivale a 9,7 milhões de pessoas, menor nível desde novembro de 2015. Já o contingente de pessoas ocupadas foi de 99 milhões, batendo novamente o recorde na série histórica, iniciada em 2012.
O RECUO DA TAXA DE DESEMPREGO
A diferença entre agosto de 2021 e agosto de 2022 (em pontos percentuais)
Alemanha – 0,5
Austrália – 1,1
Áustria – 0,7
Bélgica – 0,5
Brasil – 4,2
Canadá – 1,7
Chile – 0,3
China – -0,2
Colômbia – 2,5
Coreia do Sul – 0,6
Costa Rica – 3,4
Dinamarca – 0,7
Eslováquia – 0,7
Eslovênia – 0,4
Espanha – 2,2
Estados Unidos – 1,5
Estônia – 0
Finlândia – -0,2
França – 0,5
Grécia – 1,5
Holanda – 0,4
Hungria – 0,5
Índia – 0
Irlanda – 1,2
Islândia – 0,7
Israel – 1,5
Itália – 1,3
Japão – 0,3
Letônia – 0,9
Lituânia – 1,5
Luxemburgo – 0,6
México – 0,7
Noruega – 0,5
Polônia – 0,6
Portugal – 0,3
Reino Unido – –
República Tcheca – 0,4
Rússia – 0,6
Suécia – 2
Suíça – 0,7
Rogério Marinho participa de encontro de Bolsonaro com senadores
Rogério Marinho expôs, nas redes sociais, que no encontro com Bolsonaro estavam pelo menos 50 senadores já eleitos e recém-eleitos, que “apoiam a reeleição do presidente a favor do Brasil”. Jair Bolsonaro declarou que pediu aos senadores “o esforço maior ainda até o dia 30 para votar na gente para termos a certeza que o Brasil não sofrerá retrocesso”.
Para Bolsonaro, o país conta com um parlamento que “orgulha todos nós”, mas destacou que “essa nova composição vai orgulhar mais ainda”. Bolsonaro destacou que “temos um Senado mais centro-direita e que aprovará uma proposta que todo o Brasil vai sair ganhando”.
2º turno tende a ter maior abstenção
Dados históricos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que a abstenção no 2º turno das eleições tende a ser sempre maior que no 1º.
Agora, em 2022, eleitores terão que voltar às urnas em 30 de outubro para escolher entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para ser o próximo presidente do Brasil. Na 1ª etapa do pleito, 20,95% dos eleitores habilitados para votar não compareceram.
Em 2018, a abstenção foi levemente menor do que a registrada neste ano: 20,3%. Naquela época, a eleição presidencial também foi ao 2º turno – e a taxa dos que não votaram subiu a 21,2%.