A bancada conservadora vem fortalecida para 2023 no Congresso com a eleição de deputados e senadores de direita. Se os candidatos mais votados em 2018 já eram alinhados a Bolsonaro, neste ano seus apoiadores ganharam ainda mais representação. O Partido Liberal (PL), ao qual o presidente é filiado, elegeu as maiores bancadas em ambas as casas legislativas e o chefe do Executivo ainda conta com uma forte base aliada nas legendas do Centrão.
Senado
A bancada do PL no Senado já havia aumentado de duas para sete cadeiras depois da filiação de Bolsonaro, no ano passado. Neste domingo, a agremiação elegeu mais seis senadores e reelegeu dois. Assim, deverá ter a maior bancada da casa, com 14 parlamentares.
Câmara
Seguindo a mesma tendência do Senado, o PL foi o maior vitorioso nas eleições para a Câmara: 99 deputados federais eleitos. Em 2018, a bancada do partido era de 33. Outras legendas da coligação de Bolsonaro também saíram fortalecidas. O PP subiu de 38 para 47 cadeiras e o Republicanos foi de 30 para 41. Somadas ao PL, as agremiações terão 187 deputados federais em 2023.