Páginas

10 de fevereiro de 2025

Papa Francisco tem 'dificuldades respiratórias' e pede para assessor ler discurso


Com bronquite, o papa Francisco, de 88 anos, não conseguiu finalizar o discurso na Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, neste domingo (9). Ele justificou a interrupção e pediu a um assessor para concluir a leitura. "E, agora, peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse. Depois, contudo, o papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, quando rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.

Estado de saúde do papa

O pontífice argentino, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos, levando-o a adiar passeios ou descansar durante alguns dias por causa de dores no joelho e no quadril. Ele também passou por uma operação abdominal .Francisco, que teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, foi hospitalizado por três noites em 2023 com bronquite, e se recuperou com antibióticos.

Agenda adaptada 

Na última quinta-feira (6), o papa realizou reuniões em sua casa no Vaticano devido à bronquite. Na manhã de quarta-feira, o líder da Igreja Católica já havia pedido a um assistente que lesse seu catecismo em sua audiência semanal porque ele estava com um “resfriado forte” que dificultava sua “fala”. “Ele o lerá melhor do que eu”, brincou Francisco. Ele também pareceu um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus de domingo.

“Devido à bronquite que ele vem sofrendo nos últimos dias, e para continuar sua atividade, na sexta-feira 7 e no sábado 8 de fevereiro, as audiências do papa Francisco serão realizadas na Casa Santa Marta”, disse o Vaticano em um comunicado. A Casa Santa Marta é uma residência para hóspedes onde o papa vive em quartos modestos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...