A taxa de desemprego do Brasil foi de 6,5% no trimestre de novembro, dezembro e janeiro. Aumentou em relação ao trimestre anterior, de agosto, setembro e outubro, quando foi de 6,2%. O IBGE divulgou o resultado nesta 5ª feira (27.fev.2025). A taxa de desemprego subiu 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado, recuou 1,1 ponto percentual.
As estatísticas fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada mensalmente pelo IBGE. Segundo o instituto, o Brasil tinha no trimestre encerrado em janeiro 7,2 milhões de brasileiros que procuravam emprego. Eram 6,8 milhões no trimestre anterior e 8,3 milhões há 1 ano.
Ainda que a taxa de desocupação tenha subido no trimestre encerrado em janeiro, o percentual foi o mais baixo para o período da série histórica, iniciada em 2012. Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o cargo, a taxa de desemprego era de 7,9%. Naquela época, era o menor patamar anual desde 2014.