De acordo com levantamento do Cepea, o ovo tipo extra branco registrou valorização significativa em relação a fevereiro. O aumento está diretamente ligado à mudança no consumo alimentar, já que muitos brasileiros reduzem a ingestão de carne vermelha no período religioso, elevando a procura pelo produto.
Além da demanda aquecida, a oferta mais controlada também contribui para a alta. Após um início de ano com preços baixos, produtores ajustaram o ritmo de produção para equilibrar o mercado. Com isso, a combinação de maior consumo e menor oferta acabou pressionando os valores.
Outro fator que segue no radar do setor são os custos de produção, principalmente com alimentação das aves, baseada em milho e farelo de soja, além de despesas com logística. Apesar disso, ainda não houve impacto significativo de fatores externos nos preços ao consumidor. A expectativa é de que, após o fim da Quaresma, o mercado passe por um novo ajuste. Caso a produção volte a crescer acima da demanda, os preços podem recuar nos próximos meses.

