Páginas

17 de novembro de 2016

Mulheres correm para colocar DIU nos EUA antes da posse de Trump

Dias após a vitória do republicano Donald Trump, com a companhia do vice ultraconservador Mike Pence, mulheres dos Estados Unidos iniciaram uma corrida para fazer a implantação do dispositivo intrauterino, o DIU. A razão da pressa é o medo que o novo governo dificulte o acesso a métodos contraceptivos no país e realize mudanças na regulamentação de planos de saúde.

Através de relatos nas redes sociais, mulheres incentivam umas às outras a procurarem seus médicos para a colocação do DIU antes do dia 20 de janeiro, quando Trump e Pence tomarão posse. O método, que tem 99% de eficácia, consiste na introdução de um dispositivo no útero e tem a vantagem de durar, em média, de 5 a 10 anos.

“Se você pode engravidar: tente colocar um DIU nos 70 dias em que você ainda pode”, escreveu uma americana no Twitter. “Feliz que coloquei um DIU que dura pelos próximos 12 anos”, relatou outra. Para as defensoras da opção, o método é uma garantia de evitar a gravidez até o fim do mandato de Trump.

De acordo com o diretor da Associaçãode Planejamento Familiar, Dr. Raegan McDonald-Mosley, ainda é cedo para registrar um aumento da implantação de DIUs como resultado da eleição. “Apesar de acreditarmos que os métodos contraceptivos estarão disponíveis e acessíveis para todas as mulheres na administração Trump, entendemos as preocupações reais das pessoas sobre perder acesso ao controle de natalidade”, afirmou, em comunicado.

Durante a campanha, Trump sugeriu acabar com a regulamentação da saúde proposta por seu antecessor, conhecida como Obamacare, que inclui a oferta gratuita de métodos contraceptivos. Outra preocupação das americanas diz respeito ao fato de Pence ser um dos grandes opositores ao aborto legalizado no país. Como governador de Indiana, chegou a aprovar uma lei que obrigaria mulheres a cremarem ou enterrarem fetos abortados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...