Páginas

24 novembro 2016

Professores da UERN com mobilização permanente

Com expressiva participação, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deliberaram pelo estado permanente de mobilização e participação nos atos nacionais unificados, mas foram contra a deflagração de uma nova greve. A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, através de sistema eletrônico. Foram 783 (71,6%) votos contra e 311 (28,4%) a favor deflagração da greve.

O professor Wellington Duarte, presidente do Sindicato, chamou atenção para a representatividade e a legitimidade do processo de consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo de docentes. \”O resultado do plebiscito é, antes de tudo, a consolidação de uma forma democrática de consultar os professores e de reforçar o papel das assembleias na medida em que ela inicia o debate, cabendo à direção do Sindicato dialogar com toda a categoria”, afirmou.

Para o dirigente, a expressiva participação docente no pleito fornece maior força para o ADURN-Sindicato encaminhar as reivindicações da categoria. “A sua introdução como instrumento de deliberação inscreve-se no marco do avanço da democracia proposta pelo Novo Movimento Docente, cuja proposta é a de ampliar a participação dos professores nos processos decisórios”. Segundo o professor, a diretoria manterá a categoria mobilizada contra os ataques a direitos sociais e trabalhistas, entre os quais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela por 20 anos os investimentos públicos da União na Saúde e Educação.

Na próxima sexta, 25, o ADURN-Sindicato soma-se às centrais sindicais, movimentos sociais, de estudantes e de trabalhadores no Dia Nacional de Luta Unificada. A atividade terá início às 8h, no cruzamento das Avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira, na Zona Leste. De lá, os manifestantes seguem pela Salgado Filho em direção à BR-101 no sentido Zona Sul até chegar ao prédio da governadoria. Participaram do plebiscito os professores sindicalizados e não sindicalizados. Somando ativos e aposentados, ao todo são 3.933 aptos a votar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...