Páginas

26 de julho de 2018

Governador Robinson enfrenta dificuldade para encontrar um vice

O PSD marcou para o dia 5 de agosto a sua convenção estadual para oficializar a candidatura à reeleição do governador Robinson Faria. O evento será realizado no pátio do Complexo Cultural de Natal da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), zona norte da capital. A convenção também vai deliberar sobre a formação de coligações majoritária e proporcional, que deverá ter partidos como o PSDB, Pros, PR, entre outros de menor porte.

Daqui para a data da convenção, faltando 11 dias, Robinson Faria correrá contra o tempo para encontrar um nome a vice-governador de sua chapa. De preferência, que seja da cidade de Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Essa necessidade aumentou substancialmente com a decisão da prefeita Rosalba Ciarlini e do PP de indicar o vice na chapa de Carlos Eduardo (PDT), que provavelmente será o publicitário Kadu Ciarlini, filho de Rosalba e do ex-deputado Carlos Augusto.

A primeira tentativa de Robinson foi frustrada. Ele tentou ter o apoio de Rosalba e a indicação do vice. A prefeita não foi convencida, mesmo diante da proposta de liberação de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), filho do governador, para o Município. A verba seria liberada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem como titular o ministro Gilberto Kassab, do PSD, amigo pessoal de Robinson e Fábio.

Sem o grupo de Rosalba, o governador direcionou seus esforços para ter a indicação do meio empresarial. O nome seria o do construtor Jorge do Rosário, do PR (foto acima), que foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2016 na chapa encabeçada por Tião da Prest (PR). Robinson pediu a ajuda do presidente estadual do PR, ex-deputado federal João Maia, para tentar convencer Jorge, sem sucesso. O republicano não aceita retirar o projeto de se eleger deputado estadual.

A outra alternativa seria o grupo liderado pela ex-deputada federal e vereadora Sandra Rosado (PSDB). Também não vingou. O rosadismo, mesmo com o PSDB fechando aliança com o governador, resiste a entrar no projeto eleitoral de Robinson. A prioridade do grupo é renovar o mandato da deputada estadual Larissa Rosado, filha de Sandra. O caminho mais provável é que o rosadismo acompanhe a decisão da prefeita Rosalba de apoiar a chapa Carlos Eduardo/Kadu Ciarlini. Com isso, Larissa será a candidata da prefeita à Assembleia Legislativa, fazendo dobradinha com o deputado federal Beto Rosado (PP).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...