Páginas

22 de agosto de 2019

A campanha de desinformação contra a Amazônia do Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, alertou ao presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante reunião do G-20, no Japão, que a Amazônia brasileira não seria mais joguete nas mãos de interesses internacionais.

Desde então, a campanha de desinformação lançada pela velha imprensa nacional e internacional contra a maior floresta do planeta ganhou novas proporções, principalmente após a chegada da tradicional estação das queimadas.

Apesar de ainda não haver informações concretas sobre o número total de focos de incêndio registrados na região neste ano, a narrativa oficial da imprensa já está construída: “A Amazônia nunca queimou tanto e o culpado é o presidente Bolsonaro”.

Enquanto isso, nas redes sociais, uma legião de usuários contabiliza curtidas ao compartilhar imagens dramáticas de incêndios florestais. Mas será que tudo que está circulando na internet é realmente verdade?

A iniciativa de checagem de fatos da Agência France-Press (AFP) apresentou algumas postagens que viralizaram na web com imagens falsas do fogo na Amazônia. Confira a thread abaixo no Twitter.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...