A Paraíba é o segundo estado do Nordeste com menos mortes violentas no mês de agosto. A informação é do Monitor da Violência, ferramenta do portal G1 em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apresentando uma taxa de 2 homicídios por cada 100 mil habitantes, o estado ficou atrás somente do Piauí – com 1,58 mortes – na região.
O Rio Grande do Norte, que faz divisa com a Paraíba pelo Norte, foi estado mais violento do Brasil no mês de agosto, com 4,64 de mortes por cada 100 mil habitantes. Em nível nacional, apesar de ter ficado acima da média – 1,65 homicídios por cada 100 mil habitantes -, a Paraíba ficou entre os 10 estados menos violentos em agosto. Confira:
Paraíba (2); Rio Grande do Sul (1,77); Piauí (1,58); Mato Grosso do Sul (1,24); Minas Gerais (1,11); Roraima (1,04); Distrito Federal (0,94); Santa Catarina (0,78); e São Paulo (0,57).
O Monitor
O Monitor da Violência é uma parceria do Portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número consolidado contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.