O Catar inaugurou nesta quinta-feira (16) seu primeiro estádio construído especialmente para receber a Copa do Mundo de 2022. O Al-Wakrah, que custou 575 milhões de dólares e tem capacidade para até 40.000 espectadores, foi palco nesta quinta da final do campeonato nacional.
Concebido pela arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, o estádio, localizado em uma cidade costeira ao sul de Doha, estava quase lotado e foi tomado pelos gritos dos torcedores no momento em que as equipes do al-Sadd e do al-Duhail entravam em campo.
Engarrafamentos se formaram no entorno e foram instalados vários postos de controle de segurança antes do evento. “Eu viajei pelo mundo e visitei muitos estádios em cidades diferentes, especialmente no Reino Unido”, conta Yousef al-Jaber, de 35 anos, diretor de pesquisa de uma empresa petroleira de Doha.
“Finalmente, posso ir a um estádio catariano de nível mundial”, acrescentou Yousef, que é torcedor do Chelsea, acompanhado de sua mulher e de seus dois filhos. “É um estádio único em seu estilo, seu design é futurista. Al-Wakrah é uma cidade costeira e eles se inspiraram nela para sua arquitetura”, se anima o torcedor.
A cobertura retrátil – inspirada nas velas dos barcos de pesca – é composta de 1.400 peças, vindas da Itália. Durante a cerimônia que antecedeu o jogo, o estádio foi mergulhado no escuro e começou uma performance de artistas em torno de uma pérola inflável gigante iluminada no centro do campo.