O último fim de semana antes do encerramento do prazo para a realização de convenções partidárias registrou aglomerações em várias cidades do Rio Grande do Norte. Na maioria dos encontros que apresentaram os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano, as pessoas não cumpriam as recomendações de distanciamento social e de uso da máscara de proteção, como aponta o decreto do governo do estado para conter a propagação do novo coronavírus.
Houve registro em municípios como São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Assú, Serrinha, Nova Cruz, São José de Mipibu, Montanhas, Várzea, Taboleiro Grande, Barcelona e Tibau. Além das convenções em locais fechados lotados, também foram compartilhadas nas redes sociais imagens de carreatas e passeatas com paredões de som.
Além dos candidatos a prefeito e vereador, os encontros contaram com a presença de lideranças políticas como deputados estaduais e federais, além da própria governadora Fátima Bezerra (PT). O deputado federal Walter Alves (MDB), que apareceu sem máscara em alguns vídeos divulgados, informou em nota enviada à Inter TV Cabugi que estava “usando máscara e álcool em gel durante os eventos e quando cumprimentou os correligionários. No entanto, nos momentos de discurso, retirou a máscara, colocando-a novamente após as falas”.
A também deputada federal Natália Bonavides (PT), que participou de convenção em Mossoró, no domingo (13), disse que o evento seguiu “todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde e também pelo TSE para realização das convenções”, e que “a atividade contou com aferição da temperatura de todos os participantes, uso obrigatório de máscara durante a permanência no local e álcool em gel em todas as instalações”. A governadora Fátima Bezerra (PT) participou deste mesmo encontro, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou recentemente o Plano de Segurança Sanitária que indica as medidas gerais a serem aplicadas ao longo do processo eleitoral para preservar a saúde da população, servidores e colaboradores, durante a pandemia da Covid-19. Quanto às convenções, o órgão recomenda a realização da reunião de forma virtual, como alguns partidos fizeram em Natal, e, no caso de ser presencial, é preciso estabelecer limitação do acesso e distanciamento entre as pessoas, o que não foi visto na maioria das cidades do interior citadas.
Veja abaixo as recomendações do TSE para as convenções:
Realizar as reuniões e eventos preferencialmente por meio virtual.
Em reuniões presenciais, calcular o número de pessoas presentes de acordo com a capacidade da sala, de modo a permitir distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
No caso de eventos presenciais, orientar que todos os presentes usem corretamente a máscara.
No caso de eventos presenciais, preferir ambientes com ventilação natural ou em área externa.
Não servir refeições ou realizar outros eventos que impeçam o uso de máscaras faciais.
Evitar a distribuição de material impresso.
Disponibilizar lavatórios e/ou álcool em gel 70% em locais de eventos presenciais.
Orientar filiados com mais de 60 anos ou outros fatores de risco a evitar o comparecimento a atividades presenciais.