A desmilitarização da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi uma das propostas aprovadas para a melhoria da segurança dos potiguares na II Conferência Estadual de Segurança Pública e de Defesa Social do RN. O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 desse mês. A informação é do portal Agora RN. A proposta de desmilitarização visa a adoção de uma perspectiva de polícia comunitária no Estado. Nem a Polícia Militar nem o secretário de Segurança Pública do RN, Coronel Francisco Araújo, comentaram o assunto.
A conferência, realizada em formato virtual, teve como tema “Cidadania e Participação Popular”. O evento contou com uma palestra do ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. O objetivo do encontro foi ampliar a consulta pública para elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP), sendo assim um dispositivo utilizado pelo Governo do RN como instrumento de democratização para garantir a participação da sociedade na gestão.
Foram discutidos temas como políticas sobre drogas, racismo institucional, violência contra as mulheres e LGBTs, repressão qualificada e controle social, sistema penitenciário e integração entre órgãos de segurança.