O número de administrações diárias de vacinas contra a Covid-19 no país está em ascensão desde o dia 1º de março. De lá para cá, o ritmo da vacinação aumentou 75%. Embora a aceleração seja um dado positivo, o número ainda é 64% inferior à capacidade do país. Por exemplo, na campanha de imunização contra a gripe de 2020, cerca de 1 milhão de pessoas foram imunizadas por dia.
O ritmo lento está ligado, principalmente, à escassez de doses disponíveis aos brasileiros. O quadro poderá mudar a partir de abril, quando a Fiocruz, principal fornecedora de vacinas para o Ministério da Saúde, 222 milhões de doses asseguradas, passará a entregar grandes cotas de vacinas regularmente.
São esperadas entre 6 e 7 milhões vacinas entregues por semana no mês que vem, produzidos pela fundação. Para o mesmo mês, está prevista a disponibilização de aproximadamente 12 milhões de doses da CoronaVac , pelo Instituto Butantan. Até esta quarta-feira, 10, 8.913.602 brasileiros foram imunizados contra a Covid-19. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro encabeçam a lista de estados com o maior número de doses aplicadas.