Páginas

14 de junho de 2022

Beber aos fins de semana pode indicar consumo compulsivo de álcool, diz estudo


Você se considera alguém que consome álcool no grau leve a moderado, tomando um coquetel ocasional ou uma taça de vinho no jantar e apenas bebendo alguns copos extras de cerveja em reuniões sociais nos fins de semana. Pela maioria dos padrões, você estaria certo – porque o consumo de álcool é tipicamente considerado como uma média ao longo da semana.

“Isso faz com que muitas pessoas suponham erroneamente que um nível médio moderado de consumo é seguro, independentemente do padrão”, disse Rudolf Moos, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Moos é o coautor de um estudo recente que descobriu que muitos consumidores moderados de bebidas alcoólicas acima de 30 anos acabam bebendo de maneira compulsiva no fim de semana – definido como cinco ou mais bebidas seguidas em um curto período de tempo.

As pessoas que bebem de maneira compulsiva são cerca de cinco vezes mais propensas a enfrentar vários problemas com álcool, como “se machucar, problemas emocionais ou psicológicos do álcool, ter que usar mais álcool para obter o mesmo efeito e experimentar os efeitos do álcool no trabalho ou escola”, disse outro coautor do estudo, Charles Holahan, professor de psicologia da Universidade do Texas em Austin.

“O que isso significa é que um indivíduo cujo consumo total é de sete bebidas no sábado à noite apresenta um perfil de risco maior do que alguém cujo consumo total é de uma bebida diária no jantar, mesmo que seu nível médio de consumo seja o mesmo”, afirma Holahan.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...