Páginas

4 de agosto de 2025

Ato pró-Bolsonaro reúne 37,6 mil pessoas na Paulista, segundo metodologia da USP


O ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu 37,6 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo 3, segundo levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common. A contagem foi feita por meio de imagens aéreas capturadas por drones e analisadas com software de Inteligência Artificial (IA). O número corresponde ao momento de pico da manifestação, registrado às 15h33. A margem de erro da metodologia é de 12%, o que indica uma variação possível entre 33,1 mil e 42,1 mil participantes.

A manifestação foi organizada pelo pastor Silas Malafaia. Os apoiadores levaram faixas com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. A medida também pode atingir o próprio ex-presidente. Jair Bolsonaro não participou do ato. Ele está submetido a medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República. Entre as restrições estão o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa nos finais de semana e à noite, além da proibição de uso de redes sociais.

A metodologia utilizada para a contagem aplicou o sistema Point to Point Network (P2PNet), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China, e pela empresa Tencent. O software foi treinado com bancos de dados de fotos da Universidade de Xangai e com imagens brasileiras da Universidade de São Paulo (USP).

Foram analisadas 62 imagens capturadas por drone em quatro momentos diferentes: às 14h12, 14h55, 15h15 e 15h33. A Inteligência Artificial marcou automaticamente as cabeças das pessoas presentes nas imagens, mesmo em áreas com grande concentração. De acordo com os pesquisadores, o sistema tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de indivíduos. O erro percentual absoluto médio é de 12%, para mais ou para menos, em imagens com mais de 500 pessoas.

A manifestação deste domingo teve público superior à última convocação pró-Bolsonaro em São Paulo, realizada no final de junho, que reuniu 12,4 mil pessoas, segundo o mesmo monitoramento. Em abril, um ato semelhante levou 44,9 mil pessoas à Avenida Paulista. Já em fevereiro de 2024, manifestação com a presença do ex-presidente teve estimativa de 185 mil participantes no mesmo local.

Outras mobilizações registradas em 2024 incluem um ato em Brasília no dia 7 de maio, que reuniu 4 mil pessoas, e um protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro, em março, com público estimado em 18,3 mil. Ambos os eventos também contaram com a presença de Bolsonaro e tiveram como pauta a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

*Com informações do G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...