A OMS ressalta que esse é o menor número de novos casos desde a última semana de outubro. Segundo a organização, os registros são encorajadores, ainda que “existam muitos países com números crescentes de casos”. A Europa e as Américas registraram as maiores quedas em números absolutos. Juntas, tiveram quase 500 mil casos a menos que na semana anterior. A redução no continente europeu foi de 19% e nas Américas, 17%.
A maior queda foi registrada na África, 22%. Em seguida, Pacífico Ocidental (14%), sudeste da Ásia (12%) e Mediterrâneo Oriental (2%). Os Estados Unidos, país que lidera o ranking de casos de covid-19 no mundo, teve redução de 19%. Ainda assim, foram mais de 850 mil novos casos na última semana, segundo o medidor Worldometers.
O Brasil aparece em 2º lugar, com mais de 328 mil novos casos, uma redução de 10% em relação à semana anterior. Seguem: França (mais de 136 mil novos casos, queda de 4%), o Reino Unido e Irlanda do Norte (mais de 133 mil novos casos, queda de 25%) e Rússia (mais de 116 mil novos casos, queda de 11%).