Páginas

22 de fevereiro de 2021

Covid: superlotação nos hospitais faz pacientes serem transferidos de avião de municípios do RN para Mossoró


A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) realizou a primeira transferência de pacientes com Covid-19 por transporte aéreo para hospitais de Mossoró, no Oeste potiguar, na tarde desta segunda feira 22. Segundo a Sesap, a medida se fez necessário devido à alta ocupação de leitos de UTI críticos da região Metropolitana. Às 18h20 desta segunda, nove hospitais públicos do RN estão com 100% dos leitos Covid ocupados.

Ainda de acordo com a pasta, a decisão envolve dois pacientes que terão como destino o Hospital Rafael Fernandes e o Hospital São Luiz, ambos em Mossoró. Toda a logística teve o apoio da SAMU RN na locomoção dos pacientes, conforme relato da Sesap. Um dos pacientes saiu da Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim, na Grande Natal, utilizando oxigenação, com destino ao Hospital Rafael Fernandes; e o outro paciente, foi transferido do Hospital Regional de João Câmara para o Hospital São Luiz. O Hospital Rafael Fernandes é de serviço estadual.

A unidade é considerada referência macro regional no tratamento de condições infectocontagiosas, dispondo de 14 leitos para pacientes acometidos Covid-19, sendo 10 de UTI com leitos críticos. O Hospital São Luís é contratado pelo Estado para atendimentos Covid, dispondo de 40 leitos de UTI.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...