Páginas

18 de fevereiro de 2021

Confira a leitura da mensagem anual do prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Inácio Macêdo


Por Edson Dantas - O prefeito de Tenente Laurentino fez hoje a leitura de sua mensagem anual na Câmara dos Vereadores, na ocasião da abertura dos trabalhos legislativos. 

Confira a leitura na íntegra:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal, vereador Eliodelson Bezerra da Silva, Del; Excelentíssimos vereadores, vereadora e servidores integrantes desta Casa Legislativa; Excelentíssimo vice-prefeito, Rafael Medeiros; Senhores Secretários e Servidores Municipais, internautas; Meus amigos, irmãos e conterrâneos de nosso querido município de Tenente Laurentino Cruz. Boa Tarde!

Estamos em nosso primeiro ano de mandato como prefeito de Tenente Laurentino Cruz e com isso venho aqui hoje apresentar nossa mensagem da gestão no dia em que se abre um grande e promissor ano de trabalho do Legislativo para contribuir com ações de promoção ao bem comum de nossos munícipes.

Ao chegar nesta Casa, lembrei-me de que já estive presente aqui por quatro anos, e que, em diferentes ocasiões prestei relevantes serviços a este município enquanto vereador. Sempre fui muito bem acolhido e bem recebido por todos que trabalham aqui. Reconhecendo o importante trabalho de fiscalização que compete aos vereadores, esperamos contar com todos em nossas ações em prol do bem do nosso povo.

Entretanto, hoje, compareço a esta Casa Legislativa pelo dever constitucional de ler a mensagem anual, abrir os trabalhos legislativos do ano de 2021 e apresentar para todos a situação em que recebemos a Prefeitura do nosso Município, as ações que desenvolvemos nos nossos primeiros quarenta e cinco dias de gestão, bem como, os projetos que já estão em andamento e que pretendemos implantar nos próximos meses para a melhoria de vida em nossa comunidade. Afirmo o compromisso de estar sempre aqui durante nossa gestão para prestar esclarecimentos conforme as circunstâncias e necessidade.

Nobres vereadores e vereadora: a vida nos reserva sempre o que merecemos. Estar aqui na condição de gestor do nosso município é algo que me enche de alegria e ao mesmo tempo responsabilidade. Alegria de saber que mais de 63% da população disse um sim ao trabalho e ao progresso. Contudo, sou consciente da responsabilidade que estou assumindo perante ao nosso povo.

Há pouco mais de um mês assumíamos a gestão da Prefeitura Municipal. Entramos na prefeitura e nas secretarias com informações básicas e nos deparamos com uma tamanha estranheza que nos deixou, por horas e até dias, sem saber por onde começar. Eram tantas as demandas, tantas as dúvidas, tantos os desencontros que não parecia em nada com aquilo que nos foi apresentado em nossa transição de governo pós eleição.

O povo, já clamando por mudança, nos deu a inspiração para arregaçar as mangas e agir, pois foi o povo, em primeiro lugar, que agiu politicamente para nos colocar onde estamos. Foi um imenso abraço coletivo que nos trouxe à liderança maior de nosso município.

Hoje, um mês e meio depois, começamos a sentir um ar de mudança. Claro que não tem como mudar do dia para noite, não tem mágica. Será preciso pulso forte, planejamento, seriedade e a compreensão de toda população.

Nosso compromisso com a gestão pública é servir a um propósito de trabalhar com excelência. É procurar atender nosso povo da maneira menos burocrática possível. É trabalhar com um horizonte de igualdade e equidade.

Neste início de gestão, como dito, tem sido um tanto complexo para muitos de nós. Parte de nossas ações precisaram de extrema cautela para se tornarem concretas, pois nos deparamos com muitas situações adversas.

Como não temos uma sede própria para a prefeitura e secretarias, tivemos dificuldades com arquivos, aluguéis, informações e setores desconexos, contas para pagar, contas bancárias bloqueadas, débitos para serem negociados, funcionários reivindicando direitos que lhes foram negados há anos. Secretarias em verdadeiro estado de abandono, setor de transportes precário…

Garanto que não faltou vontade nossa de resolver, mas muito ainda há por ser feito. Precisamos de muita calma e paciência para sanarmos todos os problemas sem ferir sequer uma lei.

Não sabemos ainda de quem é a culpa, mas, funcionários de má índole, que, possivelmente compreendendo que seriam exonerados de seus cargos, não respeitaram aquilo que é um bem público, um bem do povo.

Ao chegar da Secretaria de Obras fiquei estarrecido com o que encontrei: carros abandonados, veículos que poderiam estar servindo a saúde no transporte dos nossos pacientes, ou na agricultura no corte de terra, sem esquecer dos alunos com o transporte escolar. Tudo praticamente destruído.

Não bastasse, descontaram a contribuição de INSS dos funcionários em seus contracheques e não repassaram ao ministério para suas aposentadorias. Quase meio milhão de reais que ainda não sabemos como foi usado, nem onde foi parar esse dinheiro. Um total de R$ 470.664,92 que por sinal, com muito esforço, já pagamos.

Não queremos aqui culpar a gestão anterior por isso, mas não achamos justo arcar com erros e problemas que não eram nossos. No entanto, se trata de cuidar bem do povo. Um funcionário triste não consegue transmitir alegria. Então passamos semanas economizando com a ajuda de nossos secretários, coordenadores e outros servidores e conseguimos pagar essa dívida de quase meio milhão de reais em um mês. Muito obrigado a toda nossa equipe pelo empenho.

Nossa equipe tem se esforçado a cada dia para atender a população nos serviços mais essenciais. Temos uma gestão com alguns ajustes a serem feitos para que nosso trabalho gere confiança e atenda nossas necessidades da melhor forma possível.

Somos servidores do povo e para o povo. Nossa obrigação deve transpor nossas limitações que não são pequenas e, nosso compromisso de gestão ainda é tudo aquilo que nos propusemos fazer e pregamos por anos, criar possibilidade para que nossas ações reflitam a melhoria e qualidade de vida que almejamos para nossa comunidade em geral.

Infelizmente, ainda há um pouco de ignorância por parte de poucos que desconhecem o que temos enfrentado. Mas, o que precisamos é de críticas construtivas e jamais de perseguições. Precisamos de uma oposição que percebendo algo que não condiz com o senso comum de nosso povo nos procure. Nos ajude a trabalhar. Se há, e sempre há, algo a ser mudado ou melhorado, precisamos de uma oposição que venha até nós com o problema para, nos preceitos da Lei, transformar frustrações em benefícios que sirvam a todos.

Saibam os senhores e senhoras que, com o tempo, nossas ações têm abrangido nossa cidade e comunidades rurais.

Iniciamos nosso mandato convocando a população para uma grande ação de limpeza, onde retiramos toneladas de lixo e entulhos que se amontoavam nas ruas, praças e canteiros. Acabamos com lixões que se formavam na entrada da cidade. Fizemos alguns reparos no calçamento da RN do acesso ao nosso município.

No setor de transportes, trocamos pneus, revisamos vários carros como as ambulâncias (Fiorino e Montana), as spins que transportam passageiros para Caicó e Natal. Recuperamos dois tratores, as grades de arar, além de outros veículos que estão de volta, servindo à população.

Criamos o Conselho Municipal de Defesa Civil, visitamos cerca de 60 produtores com o corte de terra, algo em torno de 100 hectares. Já foram colocadas 40 pipas de água em reservatórios, beneficiando algo em torno de 20 pessoas. Estamos trabalhando para, em breve, reimplantar o programa de Inseminação Artificial, onde vamos beneficiar mais de 60 produtores de leite do município. Isso vai gerar desenvolvimento, além de melhorar a qualidade do rebanho.

Firmamos parcerias com serviços e programas de capacitação e promoção do desenvolvimento de micro e pequenas empresas do município, pois queremos capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho. Temos consciência das nossas potencialidades turísticas e precisamos apresentar isso para a região e para a mídia, transformando nossos cartões postais, o frio da serra, em demanda turística. Assim, criamos a Lei do Conselho Municipal de Turismo, que dá base para a criação do Conselho Municipal de Turismo para atrair visitantes e investimentos.

Disponibilizamos uma advogada para atender na Defensoria Pública. Viabilizamos o atendimento remoto de 100% dos idosos do grupo Paz e Amor. Finalizamos o Curso de Corte e Costura pelo SENAI, além de outras ações juntos aos usuários do SCFV, Bolsa Família e Programa Criança Feliz.

Realizamos a limpeza das Praças Esportivas (do campo de futebol “O Tarcisão”, Ginásio Poliesportivo Dom José Delgado e Ginásio José Pereira Filho). Fizemos a manutenção e substituição de lâmpadas e reatores danificados no Ginásio Dom José Delgado, além do serviço na rede de esgoto e construção de bancos para jogadores no Estádio de Futebol “O Tarcisão”.

Tenho plena consciência que a verdadeira mudança começa pela educação. Desta maneira terei todo uma atenção com esta pasta. Neste primeiro momento, mesmo diante de uma pandemia, organizamos as atividades pedagógicas para a conclusão do ano letivo de 2020. Garantimos locomoção dos nossos jovens na realização das provas do ENEM. Temos apoiado e incentivado a utilização da plataforma Google meet como ferramenta tecnológica para ofertar aulas, produzindo materiais impressos e desenvolvendo estratégias de comunicação  adaptadas  à realidade remota.

Reativamos o laboratórios de exames do Centro de Saúde Padre José Dantas Cortez que estava desativado há meses.

Reestruturamos o setor de comunicação da prefeitura, criamos páginas nas redes sociais para divulgar nossas ações, atendemos ao público das 7h às 13h de segunda a sexta. Temos este diálogo aberto com o povo laurentinense também pela internet.

Então, como Vossas Excelências ouviram, em pouco mais de um mês de mandato, não paramos e tenho certeza que vamos arrumar a casa e fazer uma gestão para entrar na história do desenvolvimento municipal.

Nossas visões políticas podem ser diferentes, mas precisamos de coerência para pensarmos e fazermos o bem e a prosperidade de nossa comunidade. Vamos deixar as divergências partidárias de lado, pois todos nós fomos eleitos pela maioria do nosso povo e o que todos esperam de nós e que trabalhemos pra construirmos uma Tenente Laurentino igualitária e mais humana para todos.

 Para os próximos meses já estamos viabilizando ações como: investimentos na saúde, através de emenda do deputado estadual Vivaldo Costa, no valor de R$ 200 mil; aquisição de uma ambulância através de emenda do deputado Ubaldo Fernandes, aquisição de dois carros populares com recursos (doação)

Apesar dos avanços notórios e consideráveis, sei que ainda é cedo para que a população possa avaliar o nosso mandato. Por isso, pedimos um pouco de paciência, pois, com cautela, em poucos meses teremos equilibrado as finanças do município e poderemos ser julgados com maior propriedade. Precisaremos de sugestões e críticas construtivas que convirjam em pontos de onde poderemos melhorar.

Finalizo honrando e agradecendo os quase 2.800 votos livres que tivemos e rogo para que todos, Vossas Excelências e o povo de nossa cidade, a mais alta do Rio Grande do Norte, nos dê as mãos para que juntos, em união, possamos fazer de nossa cidade, de nosso município um lugar de destaque desejado para se viver bem.

Depende de nós transmitirmos aquilo que verdadeiramente de bom temos! Agradeço a todos! Muito Obrigado! Sejamos felizes com a Graça do Deus todo poderoso e as bênçãos do nosso padroeiro São Francisco de Assis.

Tenente Laurentino Cruz-RN, 18 de fevereiro de 2021

Francisco Macêdo da Silva

Prefeito do Município.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...