Páginas

8 de dezembro de 2022

Presidente do Peru, Pedro Castillo é destituído e preso após tentativa de golpe


O Congresso do Peru aprovou na tarde desta quarta-feira, 7, o impeachment do presidente Pedro Castillo por “incapacidade moral”, após o presidente ter anunciado a dissolução do Parlamento e instauração, sem sucesso, de um governo de emergência no país. Castillo foi preso após deixar o Palácio Presidencial, acompanhado da primeira-dama, Lilia Paredes. A vice-presidente, Dina Baluarte, assumirá o cargo.

Castillo foi encaminhado à sede da prefeitura de Lima.Segundo a imprensa peruana, ele e sua família –a mulher, os filhos e a cunhada– foram detidos quando estavam retirando seus pertences em sacolas. Em nota, a Polícia do Perú diz rejeitar o descumprimento da ordem constitucional. Isolado politicamente, o pedido de impeachment do ex-presidente no Congresso alcançou 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções. Os votos à favor foram bastante aplaudidos pelos parlamentares no plenário. 

A previsão é que Boluarte seja diplomada presidente ainda nesta quarta-feira. Mais cedo, a vice-presidente repudiou a ação de Castillho e a caracterizou como “um golpe de Estado”. “Repudio a decisão de Pedro Castillo de praticar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. Trata-se de um golpe de Estado, que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com apego estrito à lei”, escreveu Boluarte no Twitter.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...