Na manhã desta segunda-feira 7, a equipe do AGORA RN esteve no local e flagrou dois turistas subindo o morro. Minutos depois, uma equipe da Guarda Municipal chegou e advertiu o casal, que aparentava desconhecer a proibição. “A maioria das pessoas que tenta subir é de fora, são turistas”, relatou um dos guardas. Eles explicaram ainda que, durante o dia, as equipes se revezam para fiscalizar o local.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a reposição da cerca deve ocorrer até o fim desta semana. “As equipes estão sendo mobilizadas para a reinstalação”, informou em nota. A pasta confirmou que é responsável por executar a implantação da cerca.
O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Werner Farkatt, reforçou que a retirada da cerca ocorreu devido às obras de engorda da praia de Ponta Negra, finalizadas em janeiro, e que o órgão já cobrou providências da Prefeitura após a nova erosão.
“Durante a intervenção que ocorreu na orla de Ponta Negra, foi necessária a retirada temporária da cerca para as máquinas trabalharem. Após a conclusão, a Prefeitura restabeleceu o cercamento. Entretanto, com as últimas chuvas, formou-se uma grande erosão que atingiu o pé do Morro do Careca e a cerca foi praticamente arrastada”, pontuou.
Werner Farkatt explicou que a Prefeitura precisa recuperar a forma original da praia, que tem tido alagamentos durante as chuvas. “Nós precisamos que eles [Prefeitura] recuperem a morfologia, ou seja, a forma daquela parte da praia e, consequentemente, a recuperação da cerca. Lógico, se estivesse tudo normal, a responsabilidade seria quase que exclusiva do Idema para a recuperação da cerca, mas nós queremos lembrar à população que a cerca foi danificada justamente pelo processo erosivo que aconteceu ali, infelizmente, naquela área”.
Farkatt ainda pediu o bom senso da população e dos turistas: “Existem placas informativas dizendo que a subida é proibida. Acho que o bom senso de todos deve prevalecer, porque não é de hoje que a população sabe disso. Não precisaria da cerca, seria até melhor sem ela pela questão paisagística, mas pedimos a gentileza da população que respeite e não suba no nosso cartão-postal”.
A subida ao Morro do Careca é considerada infração ambiental e pode ser punida com multa, com base no artigo 73 do Decreto Federal nº 6.514/2008. O texto prevê sanções para quem alterar a estrutura ou local protegido por seu valor ecológico ou paisagístico sem autorização.