Páginas

12 de julho de 2025

RN tem mais de 126 mil pessoas vivendo em unidades de conservação ambiental, diz IBGE


O Rio Grande do Norte tem 126.620 moradores residindo em Unidades de Conservação da Natureza (UC’s), de acordo com dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE. As áreas com maior população são a Área de Proteção Ambiental Bonfim/Guaraíra, com 72.035 pessoas, e a Área de Proteção Ambiental Piquiri-Uma, com 43.423 residentes. O estudo traz um panorama inédito sobre as características sociodemográficas das populações que vivem nessas áreas protegidas, incluindo informações detalhadas sobre etnia, sexo, idade e composição familiar.

Em termos municipais, Nísia Floresta lidera com 29.356 moradores em UC’s, o que representa cerca de 91% da população total da cidade. São José do Mipibu e Goianinha também apresentam grandes números de residentes em áreas de conservação, com 26.739 e 12.864 pessoas, respectivamente. A pesquisa também revela dados sobre a diversidade racial, com a maioria dos residentes em UC’s no estado sendo pessoas pardas (56,5%), seguidas por brancos (32,2%) e negros (10,3%).

A superintendente estadual do IBGE/RN, Fabiana Fábrega de Oliveira, destacou a inovação trazida pelo Censo 2022, que permite um olhar mais aprofundado sobre as populações indígenas e quilombolas que habitam essas áreas de proteção. O levantamento também oferece subsídios importantes para gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), possibilitando decisões mais precisas sobre o manejo e conservação dessas áreas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...