Páginas

20 de outubro de 2015

Florânia celebra 125 anos de emancipação política nesta terça (20)

Tonny Washington - A cidade de Florânia, localizada na região Seridó do Rio Grande do Norte, completa 125 anos de emancipação política nesta terça-feira (20). Para comemorar a data, será celebrada a Santa Missa em ação de graças, às 19 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião. A vila que foi criada em 1890 tornou-se cidade pela lei estadual nº 22 de 28 de outubro de 1936, mas apenas em 1º de junho de 1937 ocorreu à solenidade de instalação.
Florânia é considerada uma das mais belas cidades do RN. Ao comemorar 125 anos de emancipação política, se destaca pelo seu rico patrimônio histórico-religioso, que aflora em ícones como a cruz do mártir José Leão, o Monte de Nossa Senhora das Graças e a Igreja Matriz de São Sebastião, um ótimo atrativo natural: o Mirante do Cajueiro, as Cachoeiras dos Tanques e a árvore Pau do Oco. Também pode-se encontrar vestígios do homem da pré-história (pinturas rupestres do Capim Açu e da Chã Preta) e achados cerâmicos dos índios Tupi, que habitavam a região antes da colonização.
A estrutura básica da cidade foi em grande parte construída por italianos, o que torna a cidade a única no estado a ter sido feita por imigrantes da Itália. A arquitetura de suas casas ainda guardam as marcas de seus criadores europeus, como os arcos em ogiva do estilo gótico, observado no Sobrado da rua Coronel Toscano, onde funcionava o comércio da cidade, a antiga ‘loja de Seu Campos’; no prédio que abriga a Câmara de Vereadores, que os italianos fizeram à época para moradia e armazenagem de mercadorias e, em 1891, foi doado para o funcionamento da primeira filial dos Correios e Telégrafos na cidade. Outro prédio que marca a estrutura européia da cidade é o Sobrado da Praça Getulio Vargas, que fica no centro da cidade e do qual só se sabe que pertenceu a Nicolau Giffoni e hoje, com sua estrutura original intacta, é o Sindicato dos Patronais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...