Páginas

21 de outubro de 2015

Walfredo Gurgel reduz em 10 dias a alta permanência de pacientes

Desde que começaram a ter seus dados coletados (em abril deste ano) que as visitas multidisciplinares nos serviços de assistência ao paciente internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) tem mostrado resultados positivos. Nos últimos cinco meses, a alta permanência de pacientes (15 dias ou mais de internação) admitidos nos cinco pavimentos de enfermarias vem sendo reduzida. O último levantamento feito pela equipe multidisciplinar constatou que a alta estadia destes pacientes reduziu em dez dias. No primeiro levantamento realizado, a média havia diminuído em oito dias.

A diminuição é resultado do trabalho de desospitalização responsável que consiste no acompanhamento da evolução do quadro de saúde dos pacientes, através de visitas diárias aos leitos. Os dados também mostraram que já foram desospitalizados 144 pacientes (com alta permanência). Atualmente a equipe é formada por 10 serviços: direção médica, enfermeira, médico hospitalista, serviço social, Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e do Serviço de Apoio ao Tratamento e Diagnóstico (SADT), fisioterapia e nutrição.

A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que “esta é uma das atuais ações mais importantes acontecendo no Walfredo Gurgel. Através dela, temos uma visão muito mais ampla dos nossos pacientes e de suas necessidades, como: exames, medicações, transferências. Dessa forma, podemos interferir mais rapidamente em prol do doente e dar mais celeridade ao processo de alta”.

Quando o trabalho foi iniciado, contemplava apenas os cinco andares de enfermarias do hospital, porém, atualmente, as visitas estão acontecendo em todos os setores do hospital, incluindo Unidades de Tratamento Intensivo (UTis) e Pronto Socorro (todos os setores de assistência aos traumas e urgências clínicas).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...