Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que pretende anunciar a ampliação da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para 10 anos, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre a medida em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira (15). Segundo ele, o prazo de validade pode ser ainda mais alto.
— Não faz sentido tirar uma carteira (de motorista) com 18 anos e com 23 ter que renovar. Já houve época em que se tirava com 20 anos e só renovava com 40 — afirmou ao Gaúcha Atualidade. O ministro ainda falou sobre o índice de segurança no trânsito, que, para ele, não foi beneficiado pelo excesso de exigências.
— A quantidade de acidentes e mortes é enorme. Vamos atacar o cerne do problema. O preço da carteira vai baixar, a necessidade de propor ações constantes vai acabar e vamos estender o prazo (de validade da CNH) para 10 anos ou mais, dependendo da faixa etária. Obviamente que o tempo vai diminuindo ao passo que a idade vai aumentando — explicou.