O Ministério da Saúde alerta para que, aos primeiros sintomas da covid-19, a população busque imediatamente o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima – a atitude pode reduzir o número de internações e óbitos pela doença. Além disso, o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social são grandes aliados para conter a transmissão do coronavírus.
O Governo do Brasil também mantém esforço contínuo para reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir atendimento à população durante a pandemia. O Ministério da Saúde tem repassado recursos extras para estados e municípios e disponibilizado profissionais de saúde, insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Além disso, já foram autorizados mais de 22 mil leitos de UTI Covid-19 somente em 2021 – um investimento de mais de R$ 5,3 bilhão, quando somado aos 19,5 mil leitos autorizados em 2020. A pasta também enviou mais de 12,8 milhões de medicamentos hospitalares para todo o Brasil e está ajudando os gestores locais a manter os estoques de oxigênio medicinal, prestando apoio na distribuição de cilindros e concentradores de oxigênio, na instalação de usinas e no transporte de oxigênio líquido.
Neste momento, o Brasil registra 14.930.183 milhões de casos confirmados da covid-19, sendo 73.295 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h. Em relação aos óbitos, o Brasil tem 414.399 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registrados 2.811 óbitos nos sistemas oficiais, sendo que 1.645 ocorreram nos últimos três dias – outros 3.679 permanecem em investigação.