Páginas

22 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa assume presidência do STF nesta quinta


O ministro Joaquim Barbosa assume oficialmente nesta quinta-feira, 22, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa será o primeiro negro a presidir a Corte. A TV Estadão transmite a cerimônia de posse ao vivo a partir das 15h.

O ministro substitui Ayres Britto, que deixou o STF na semana passada, quando completou 70 anos e se aposentou compulsoriamente. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas para o evento, entre elas a presidente Dilma Rousseff, celebridades e representantes do movimento negro brasileiro.
Barbosa ganhou notoriedade recentemente em razão do processo do mensalão, do qual é relator. Ao longo das sessões, protagonizou discussões acaloradas, em especial com o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo e, a partir desta quinta, vice-presidente do STF.

Nascido em Paracatu (MG), Joaquim Barbosa é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e fez carreira no Ministério Público Federal (MPF) como procurador da República. Foi indicado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é membro da Corte desde 2003.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...