Páginas

25 de janeiro de 2016

Professor de Direito é eleito presidente de Portugal no 1º turno

O conservador Marcelo Rebelo de Sousa, de 67 anos, do Partido Social-Democrata (PSD), foi eleito presidente de Portugal no primeiro turno, neste domingo (24) - de acordo com resultados oficiais após a apuração de mais de 95% das urnas. Sousa, professor de Direito Constitucional e famoso comentarista de televisão, teria obtido 52,78% dos votos, uma ampla vantagem em relação a seu oponente mais próximo, o independente de esquerda António Sampaio da Novoa, com 22,17%.

No total, dez candidatos disputaram o posto, um número recorde para eleições presidenciais em Portugal. Rebelo de Sousa, que tem grande popularidade além da esfera política graças a sua carreira televisiva, realizou uma campanha sem cartazes, ou panfletos, privilegiando o contato direto com os eleitores.

Para o cientista político José Antonio Passos Palmeira, ele "é um candidato de consenso com um discurso moderado, que capta votos entre a direita e a esquerda". A abstenção recuou ligeiramente, chegando a 52,1%, um pouco abaixo do recorde de 53,48% registrado na última eleição à presidência, em 2011. Quase 9,7 milhões de portugueses eram esperados nas urnas neste domingo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...