Páginas

28 de março de 2016

HENRIQUE ALVES: Quando o oportunismo vira “lealdade e coerência”

Blog do BG – O ex-deputado Henrique Eduardo Alves divulgou nesta segunda-feira, 28, uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff. Nela, ele pede em caráter irrevogável demissão do cargo de ministro do Turismo. Um dia antes do encontro em que o seu partido, o. PMDB, vai anunciar o rompimento com Dilma e ajudar a cavar o fosso que a leva ao impeachment. Um detalhe importante: a data do documento, cuidadosamente digitado, no qual pede a compreensão da agora ex-chefe para o fato de que ele precisa ter lealdade ao partido e coerência ideológica, foi posta à caneta.

O documento estava pronto. Faltava escolher o momento certo de usar. Mas até sexta-feira, Henrique tentava convencer deputados peemedebistas a não romperem com o governo. Quando percebeu que não conseguiria apoio para um governo em processo de derrocada e, assim, salvar o seu emprego de ministro, Henrique decidiu ser “coerente e leal”. Não se sabe a quem ou a que. Talvez à sua própria história.

Repetiu com Dilma o que já fizera antes com Micarla e depois com Rosalba. Quando ambas tinham cargos e estrutura a oferecer a ele e seu grupo, contaram com o apoio do então deputado. Quando o poço secou, Henrique rompeu. No melhor estilo “político-tapioca” – quando a chapa esquenta ele vira de lado – Henrique Alves sonha agora em virar ministro do amigo e “comandante” Michel Temer que poderá ser empossado presidente da República até maio.

Em matéria de oportunismo, o deputado com 46 anos de vida partidária é um PhD. Como esquecer que ele articulou para reprovar as contas do primo Carlos Eduardo Alves para tentar impedi-lo de ser candidato em 2012? Como não lembrar que desde o ano passado Henrique já hipotecou apoio ao projeto de reeleição do mesmo Carlos Eduardo, indicando secretário e querendo indicar o candidato a vice-prefeito?

Lealdade? Coerência?
Uma consulta a um bom dicionário impediria o uso dos termos em um documento que vai entrar para a história. Não como como sinônimo de lealdade e coerência. Longe disso. Mas como demonstração de oportunismo. Mas em termos de companhia, o deputado Henrique Alves vai muito bem, obrigado. Afinal, são 46 anos de PMDB. Não são pouca coisa. E nesta trajetória tem muito antecedente não contado ou mal contado. Poderíamos começar pela história da “Arena Verde” ou o “Arenebê”. Mas essa é outra história. Muito longa. Fica pra depois.

Um detalhe: sem o cargo de ministro, Henrique perde o direito ao foro privilegiado e, nas investigações da Operação Lava Jato, fica ao alcance da caneta do juiz Sérgio Moro. E isso é um detalhe que pode fazer a diferença amanhã, depois ou qualquer dia desses.


Quem sabe…


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...