Páginas

12 de dezembro de 2012

Oposição se fortalece com a criação de dois novos blocos na Assembleia

Os deputados estaduais formaram blocos neste final de legislatura, indicando que, em 2013, o quadro de parlamentares oposicionistas e governistas estará mais nítido na Assembleia Legislativa. O destaque é a formação de dois fortes blocos de oposição, PT/PTB/PHS e PSD/PDT. Ambos se somam ao bloco do PSB, até então único formado com feição oposicionista. Com isso, a oposição soma três votos no Colégio de Líderes, onde se define o regime de tramitação das matérias. O governo conta com três votos neste colegiado, dos blocos de PMDB, PMN e PR. Um novo bloco, com DEM, PSDB e PV, estaria em vias de ser formalizado na manhã de hoje, este de caráter governista.

Os blocos são importantes porque seus representantes têm direito a voto no Colégio de Líderes, onde se define se uma matéria terá tramitação normal ou de urgência. Se for urgente, o texto segue direto para votação em plenário. Do contrário, tramita pelas comissões temáticas da Casa, num processo mais demorado. Como o governo envia as matérias apenas no final da legislatura, os deputados terminam sendo obrigados a dispensar a tramitação. Do contrário, o projeto não é apreciado, ficando para o ano seguinte.
“Hoje existe um sentimento entre os deputados de que não se deve mais deixar para enviar as matérias apenas durante a votação do orçamento. É preciso mudar essa cultura, que vem de gestões passadas, de modo a permitir que as matérias sejam melhor apreciadas, tramitando normalmente pelas comissões”, admite o deputado governista Leonardo Nogueira.

Fonte: Portal JH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...