Páginas

26 de fevereiro de 2014

FHC: ”Não dá mais... As ruas são o pavor do povo"

Falando de improviso, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o principal orador da sessão solene no Senado em homenagem aos 20 anos do Plano Real. "Fiz de tudo para convencer o Partido dos Trabalhadores, mas não deu", lembrou ele sobre a implantação do plano, entre 1993 e 1994.

"Chamei o Lula e o Zé Dirceu ao meu apartamento para explicar o plano para eles, mas eles me perguntavam se eu achava que o PSDB teria candidato para derrotar o favorito deles, que era o Lula", recordou. "Eu dizia que não. Naquele momento o PSDB estava até perto de apoiar o PT".

Sobre o momento presente, Fernando Henrique, da tribuna, afirmou que quando muitos reclamam da economia é porque "algo está desengonçado". Ele afirmou que "estamos chegando ao momento em que algo é preciso ser feito, mudar". Para ele, "o mundo percebeu que está começo de uma nova fase, mas aqui dentro estamos olhando para ao passado. Achamos que é possível continuar isolados, no plano sul-sul".

"Chegou o momento de uma nova palavra, mais jovem, para mostrar ao país quais são os problemas", atalhou ele, na direção do senador Aécio Neves, sentado na Mesa. "Com 30 partido e 39 ministérios, não dá mais", atacou o ex-presidente. "Não dá mais". Para ele, "estamos atrasados". "Não sou pessimistas, eu sou otimista, podemos recuperar".

Pontuando um programa de governo, atacou os setores da Educação e da Segurança. "Hoje, as ruas são o pavor do povo. Num país que as coisas estão assim, não dá". Ao final, após firmar o mote 'não dá mais', o ex-presidente foi direto: "Chegou o momento de mudar. Os outros podem até voltar depois, mas é preciso mudar agora. Chegou o momento, senadores", encerrou. O PSDB divulgou em seu site, nesta terça-feira 25, um vídeo sobre a história do plano real, destacando a "herança bendita de FHC".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...