Páginas

2 de julho de 2021

Peixe raro e das profundezas do oceano morre encalhado em praia no Piauí


O animal é o maior peixe ósseo conhecido e existem cinco espécies no mundo. Ele pode atingir três metros de comprimento e mais de uma tonelada. O peixe-lua encontrado no Litoral do Piauí foi conservado em uma câmara fria para servir de pesquisa e ainda não foi pesado. A bióloga Verlane Magalhães, do Instituto Tartarugas do Delta, contou que o animal chegou se batendo e morreu. Segundo ela, essa a primeira vez que a espécie foi encontrada viva no Litoral do Piauí.

“Ele foi recolhido e armazenado em uma câmara fria para servir como material didático, através do Ecomuseu. Já encontramos outras vezes, mas as carcaças em decomposição nas praias”, comentou. O professor de biologia marinha César Fernandes, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPar), explicou que o peixe-lua vive nas profundezas do oceano e por isso é raro de ser visto pelos humanos. Apesar da aparência esquisita, o animal é comestível.

“O peixe-lua é da espécie Masturus lanceolatus, vive cerca de 700 metros de profundidade e por isso a aparição é incomum nas praias, ainda mais vivo. Talvez ele tenha sido arrastado por uma correnteza muito forte”, disse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...