Páginas

21 de março de 2022

Plano econômico de Bolsonaro para eleição vai defender privatizações para bancar fundo de erradicação da pobreza


Alvo do presidente Jair Bolsonaro por causa da alta dos combustíveis, a Petrobras terá destaque no plano de governo que o atual chefe do Executivo pretende apresentar na sua campanha. A equipe que elabora a parte sobre economia do documento antecipou à CNN que a proposta será usar a arrecadação com as privatizações de estatais — incluindo a petrolífera — para custear dois projetos sociais que serão bandeiras de um eventual novo governo: o Fundo de Erradicação da Pobreza e o Fundo de Reconstrução Nacional, cujo objetivo será a retomada de investimento público em obras do país.

À CNN, integrantes da equipe econômica que estão na trabalhando diretamente na elaboração da proposta disseram que, neste momento, o plano está sendo finalizado e a ideia é que, assim que ele seja colocado na rua, Bolsonaro também passe a fazer discursos mais contundentes em relação a gestões dos governos petistas na Petrobras.

Auxiliares do presidente disseram, em caráter reservado, que Bolsonaro passou a ser aconselhado a dizer, com mais frequência, que o seu principal adversário na corrida pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “roubou e aparelhou a Petrobras”.

Uma das comparações sugeridas é dizer que programas como o Bolsa Família poderiam ter atingido pelo menos cinco vezes mais beneficiários caso o PT não tivesse aparelhado e gerado prejuízos bilionários à estatal. Bolsonaro passou também a ser orientado a responder de maneira enfática às declarações de Lula de que “a Petrobras vai voltar a ser do povo brasileiro”.

Segundo auxiliares, a ideia é que o presidente passe a dizer que só ele será capaz de devolver a Petrobras à população do país porque, com a venda da estatal, fará o maior programa de erradicação da pobreza já executado no Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...