R7 - O Facebook teria utilizado uma nova
ferramenta para realizar experiências psicológicas em seus usuários. No
fim de semana, milhões de usuários da rede social alteraram suas fotos
de perfil com uma ferramenta criada pela própria rede. Trata-se de
colorir a imagem com cores do arco-íris, que simbolizaram a decisão
favorável da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre o casamento entre
pessoas do mesmo sexo, entendida como Constitucional.
No entanto, alguns críticos acusaram a rede social de estar realizando um experimento psicológico sobre seus usuários. Facebook teria usado sua nova
ferramenta, em apoio ao orgulho gay, para realizar um experimento
psicológico com os usuários da rede social. Como apontado em um artigo do site
TheAtlantic.com, o Facebook é famoso por sua colheita e análise de
dados, e realizou experiências para manipular o humor das pessoas e seus
comportamentos.
O Facebook está muito interessado em
como as ideias se espalham em suas plataformas. Em 2013, um dos
cientistas da empresa estudou como um símbolo vermelho de igualdade (o
logotipo da Campanha de Direitos Humanos) tornou-se popular nos perfis. Os pesquisadores descobriram que os usuários se tonaram mais propensos a alterarem seus perfis se os amigos o fizessem.
O que a pesquisa não foi capaz de provar era se os usuários do Facebook foram influenciados a mudar seus pontos de vista sobre uma questão política de direitos humanos, como a igualdade no casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou se elas já tinham amigos com os mesmos pontos de vista. Um porta-voz do Facebook disse ao TheAtlantic.com que não se tratou de uma experiência.
Carl Miller, um pesquisador de mídia
social, acredita que o Facebook realmente queria comemorar o orgulho gay
com o lançamento da ferramenta, mas acrescenta que a empresa tem todo o
direito de estudar como as imagens do arco-íris se espalharam. Mesmo
assim ele salientou que ficaria surpreso se a rede social tivesse feito
isso como um experimento em primeiro lugar.